Ipem-PR apreende reatores irregulares usados na iluminação pública

24 de fevereiro de 2021 às 15:25

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) apreendeu 915 reatores eletromagnéticos para lâmpadas a vapor de sódio e vapor metálico (halogenetos), que são utilizados em iluminação pública.

A ação aconteceu após o Ministério Público questionar a atuação de uma empresa fabricante, localizada na Região Metropolitana de Curitiba.

Esse tipo de produto deve ter o registro junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo adquirido, em geral pelas prefeituras diretamente do fabricante ou de distribuidores intermediários, por meio de processos licitatórios.

A Portaria nº 454/2010 do Inmetro estabelece requisitos mínimos de desempenho e segurança que devem ser cumpridos. A fabricação e a comercialização não são possíveis sem o devido registro, atingindo os segmentos de fabricação, importação e comercialização do produto.

O gerente de Fiscalização do IPEM-PR, Roberto Tamari, disse que a apreensão ocorreu porque o fabricante não estava cumprindo os requisitos determinados na portaria do Inmetro e, portanto, a comercialização é proibida. Os produtos foram apreendidos cautelarmente e ficarão retidos até o encerramento do processo.

REGISTRO NO INMETRO – O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, faz um alerta para as prefeituras que compram esses reatores e as luminárias, utilizados na iluminação viária, através de processo licitatório.

“É necessário que incluam como requisito básico no edital de licitação a necessidade de apresentação do devido registro junto ao Inmetro. Somente assim estarão garantidos de que esses equipamentos terão a eficiência e a segurança necessárias para a iluminação pública viária”.

Segundo a Portaria nº 20/2017 do Inmetro, as luminárias para iluminação pública viária fabricadas, importadas, distribuídas e comercializadas em território nacional, a título gratuito ou oneroso, deverão ser submetidas, compulsoriamente, à avaliação da conformidade, por meio do mecanismo de certificação.

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024