Cigarro jogado nas praias é um dos maiores poluidores

26 de fevereiro de 2021 às 13:57

O cigarro está entre os maiores poluidores de ambiente também no Litoral. Em apenas dois dias de coleta, a equipe da Sanepar que realiza a limpeza nesta temporada de verão acumulou cerca de 5 mil bitucas. Em média, cada fumante descarta cerca de 10 cigarros por dia.

O volume preocupa porque o tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a cinco anos, sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos.

Essa relativa demora na decomposição se deve ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, de difícil degradação e que, se chegarem ao mar, podem ser ingeridos pelos animais marinhos.

Um agravante nesse risco é que os pedaços de cigarro encontrados na areia não são apenas os deixados pelos banhistas, mas também aqueles jogados em outros lugares.

“O mar traz para a areia também as bitucas descartadas nas cidades, nos bueiros, nas ruas. Isso acaba indo parar em rios e córregos e a maré traz até a areia. O impacto é grande e passa despercebido”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

A preocupação da Sanepar é a mesma da Ocean Conservancy. Criada em 1972, a organização desenvolve soluções para um oceano saudável e realiza ações de limpeza de mares em todo o mundo. Por 32 anos consecutivos, as bitucas de cigarro foram o item mais encontrado por seus voluntários nas praias, somando mais de 60 milhões de unidades.

Cerca de 120 trabalhadores atuam na limpeza da orla de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná desde 24 de dezembro de 2020. O serviço é realizado em 48 quilômetros lineares de areia e vai até o próximo domingo (28). O saldo de resíduos retirados da orla das praias do Paraná até a primeira quinzena de fevereiro já estava próximo de 700 toneladas.

Prudentópolis
22º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim