Ministério da Saúde prevê até 3 mil mortes diárias por Covid-19 em março

6 de março de 2021 às 09:40

Integrantes da cúpula do Ministério da Saúde avaliam que o Brasil tenha até 3 mil mortes por dia pela Covid-19 nas próximas duas semanas de março, de acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira, 5.

O período será registrado como o pior momento da pandemia no país.

Nesta semana, a média de mortes ficou em 1.361, com um pico de 1.910 óbitos registrados na quarta-feira, 3, recorde de óbitos pela doença.

Para chegar a avaliação, a pasta aponta o alastramento do vírus em todo o país, motivado pelas aglomerações no fim do ano e no Carnaval, a dificuldade da população de manter-se em isolamento social, circulação de novas variantes no país, onde são mais contagiosas e com grande carga viral, a iminência de um colapso do sistema hospitalar em diversos estados ao mesmo tempo e a falta de vacinas disponíveis para imunizar os brasileiros.

Segundo o jornal, o governo federal cogita construir hospitais de campanha nos próximos dias e vai estimular que estados reabram estruturas do tipo que foram fechadas.

Tirando isso, de acordo com a reportagem, o Ministério da Saúde avalia que não há muito o que fazer. A decretação de um lockdown nacional está descartada.

As ações de fechamento e restrições à circulação de pessoas estão sob responsabilidade dos estados.

Entre as regiões, o Ministério da Saúde direciona maior preocupação para a região Sul, onde os três estados estão à beira do colapso.

Também há preocupação com a falta de leitos na região Norte, apesar de um número menor de casos. A situação do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás também geram alertas.

A pasta acredita que a solução, no médio prazo, é a vacinação, que começará a acelerar com uma maior produção do Instituto Butantan e da Fiocruz, onde ambos os laboratórios estarão produzindo 1,4 milhão de doses diárias a partir de abril.

Além disso, o Ministério da Saúde anunciou, nessa quarta-feira, a intenção de comprar 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e outras 38 milhões de doses da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

 

Prudentópolis
26º
Tempo nublado
Ponta Grossa
26º
Tempo nublado
Guarapuava
24º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Parcialmente nublado
Londrina
30º
Tempo limpo
União da Vitória
26º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto