Os estudantes dos cursos de licenciatura da Unicentro, que são aqueles voltados para a formação de professores, podem participar, como bolsistas ou voluntários, do Programa Institucional de Residência Pedagógica.
A ação, que tem financiamento da Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, possibilita, como explica a professora Maria Lurdes Felsner, que é diretora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Ensino, a inserção desses acadêmicos nas escolas da Educação Básica, fortalecendo a formação para a prática de sala de aula.
“Ele permite também a consolidação e o fortalecimento da relação da universidade com a escola pública, estimulando o protagonismo das redes de ensino na Educação Básica na formação de professores”, complementa.
Para participar, é preciso estar matriculado no terceiro ou no quarto anos de um dos cursos de licenciatura da Unicentro – Arte, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Inglês e Espanhol, Matemática, Pedagogia e Química.
As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia sete de abril. No total, são 70 vagas – 44 para Guarapuava, 20 para Irati e seis para Chopinzinho. A lista completa de vagas por curso e campus está listada em Edital, publicado no site da Unicentro.
“A seleção dos candidatos vai ser realizada de diferentes maneiras, através de entrevistas, através do rendimento acadêmico, entre outros.
Essa forma de seleção foi definida por cada curso de licenciatura envolvido”, detalha Maria Lurdes.
Os estudantes selecionados serão orientados por um docente da Unicentro, vinculado ao seu curso de licenciatura, e acompanhados por um professor na escola, chamado de preceptor.
A ideia é que todos os envolvidos no processo – estudantes e docentes da Unicentro, alunos e professores das – sejam beneficiados a partir do fortalecimento e da melhora da qualidade da Educação Básica e da formação de professores.