Câmara solicita agilidade na revisão do plano diretor do município de Prudentópolis

12 de abril de 2021 às 15:16

A Câmara Municipal de Prudentópolis vem cobrando desde o ano passado junto ao Poder Executivo Municipal, a revisão das leis que compõe o Plano Diretor do Município de Prudentópolis, implantado em 2010 e, que, prevê sua revisão e readequação a cada dez anos, prazo que expirou já em 2020.

Reunião para discutir agilização da revisão foi realizada na sexta-feira, 09, no Plenário, entre Vereadores e os consultores técnicos da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná – Amcespar -, que é a responsável técnica pela organização do trabalho de revisão, representada por Diógenes Ferreira Dietrich e Giovani Rizzi.

Esse trabalho em torno desta legislação envolve um conjunto de oito leis correlatas, que versam sobre um direcionamento e ordenamento do crescimento da cidade e interior, englobando todos as áreas de interesse coletivo.

O Legislativo vem recebendo inúmeras cobranças de setores da população, sobre alterações que se fazem necessárias para edificações, implantação de segmentos comerciais e industriais, além de dimensões de lotes e número de pavimentos, os quais, pela legislação atual do mesmo, não são permitidas, e impedem suas instalações e implantações, com prejuízos a muitos segmentos da comunidade.

Segundo os consultores explicaram aos vereadores, o trabalho para essa atualização depende de audiências públicas e oficinas comunitárias, de discussões e sugestões para sua efetiva transformação em lei, com todos os segmentos envolvidos da comunidade, para ter sua validação legal.

Com o advento da Pandemia do Covid-19, houve suspensão de todos esses eventos, o que prejudicou totalmente sua execução, haja vista que nota técnica exige que as audiências sejam presenciais, para atender a todos os interessados.

Agora, com agilização das vacinas, há expectativa que muitas dessas condições possam ser liberadas gradativamente e, dessa forma, pode haver uma previsão de em torno de quatro a seis meses, o projeto pode ser concluído, para sua efetiva tramitação para votação na câmara.

No entanto, segundo os técnicos, houve sinalização de que aspectos que envolvem a lei, como parcelamento, uso e ocupação do solo, possam ter prioridade, para atender justamente estes setores mais essenciais, que reivindicam alterações na lei, o que, dependendo do próximo período relativo à covid-19, possa ser antecipado para breve.

O Plano Diretor aplica-se a toda extensão territorial, visando orientar as ações de desenvolvimento integrado do Município, coordenando as iniciativas das administrações públicas municipal, estadual e federal, e entidades privadas, para execução de seus objetivos.

O plano nada mais é do que um instrumento de gestão contínua e integrada, da política de expansão urbana e de desenvolvimento municipal, tendo por finalidade promover legislação de uso e ocupação dos solos urbano e rural, visando ordenar e garantir a qualidade de vida da população.

 

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024