Câmara solicita agilidade na revisão do plano diretor do município de Prudentópolis

12 de abril de 2021 às 15:16

A Câmara Municipal de Prudentópolis vem cobrando desde o ano passado junto ao Poder Executivo Municipal, a revisão das leis que compõe o Plano Diretor do Município de Prudentópolis, implantado em 2010 e, que, prevê sua revisão e readequação a cada dez anos, prazo que expirou já em 2020.

Reunião para discutir agilização da revisão foi realizada na sexta-feira, 09, no Plenário, entre Vereadores e os consultores técnicos da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná – Amcespar -, que é a responsável técnica pela organização do trabalho de revisão, representada por Diógenes Ferreira Dietrich e Giovani Rizzi.

Esse trabalho em torno desta legislação envolve um conjunto de oito leis correlatas, que versam sobre um direcionamento e ordenamento do crescimento da cidade e interior, englobando todos as áreas de interesse coletivo.

O Legislativo vem recebendo inúmeras cobranças de setores da população, sobre alterações que se fazem necessárias para edificações, implantação de segmentos comerciais e industriais, além de dimensões de lotes e número de pavimentos, os quais, pela legislação atual do mesmo, não são permitidas, e impedem suas instalações e implantações, com prejuízos a muitos segmentos da comunidade.

Segundo os consultores explicaram aos vereadores, o trabalho para essa atualização depende de audiências públicas e oficinas comunitárias, de discussões e sugestões para sua efetiva transformação em lei, com todos os segmentos envolvidos da comunidade, para ter sua validação legal.

Com o advento da Pandemia do Covid-19, houve suspensão de todos esses eventos, o que prejudicou totalmente sua execução, haja vista que nota técnica exige que as audiências sejam presenciais, para atender a todos os interessados.

Agora, com agilização das vacinas, há expectativa que muitas dessas condições possam ser liberadas gradativamente e, dessa forma, pode haver uma previsão de em torno de quatro a seis meses, o projeto pode ser concluído, para sua efetiva tramitação para votação na câmara.

No entanto, segundo os técnicos, houve sinalização de que aspectos que envolvem a lei, como parcelamento, uso e ocupação do solo, possam ter prioridade, para atender justamente estes setores mais essenciais, que reivindicam alterações na lei, o que, dependendo do próximo período relativo à covid-19, possa ser antecipado para breve.

O Plano Diretor aplica-se a toda extensão territorial, visando orientar as ações de desenvolvimento integrado do Município, coordenando as iniciativas das administrações públicas municipal, estadual e federal, e entidades privadas, para execução de seus objetivos.

O plano nada mais é do que um instrumento de gestão contínua e integrada, da política de expansão urbana e de desenvolvimento municipal, tendo por finalidade promover legislação de uso e ocupação dos solos urbano e rural, visando ordenar e garantir a qualidade de vida da população.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas