Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Rotildo Ribeiro será homenageado com nome de rua em Prudentópolis

22 de abril de 2021 às 10:06
É uma homenagem póstuma a um dos profissionais da área contábil, que conquistou em nosso meio grande carisma e respeito ao longo de sua vida dentre pessoas de seu convívio.

O prefeito de Prudentópolis Osnei Stadler através do decreto N°312/2021 atribui o nome a Rua Rotildo Ribeiro à rua que inicia-se na Rua Sagy Naked e liga o fluxo da referida via a marginal da Br 373 nas proximidades das futuras instalações do Supermercado Saviski.

O Projeto de Lei proposto pelos Vereadores Júlio César Makuch (PSD) e José Petez (PSD) e aprovado pela Câmara Municipal de Prudentópolis,

deu nominação a uma das ruas de nossa cidade, ainda não identificada, de Rua “Rotildo Ribeiro”.

É uma homenagem póstuma a um dos profissionais da área contábil, que conquistou em nosso meio grande carisma e respeito ao longo de sua vida dentre pessoas de seu convívio.

Conforme a justificativa da matéria trata-se de uma homenagem à memória de um ilustre cidadão prudentopolitano, o qual foi merecedor de respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido na área da contabilidade, em tradicionais empresas do ramo madeireiro como Domingos Luiz e Agibert Madeiras e Derivados, esta a qual trabalhou por maior parte de sua vida nos serviços contábeis e administrativos, situada em Linha Rio dos Patos.

Detentor de um grande ciclo de amizades, graças a seu carisma e simplicidade, participou ativamente de movimentos sociais, festivos e comunitários, dando sua parcela de contribuição à nossa comunidade, atuando junto a clubes sociais, como o XII de Agosto, onde sempre participou das diretorias, organizando os tradicionais bailes de aniversário da cidade, dentre outras datas festivas, comemoradas à época.

O mesmo aconteceu em agremiações esportivas que promoviam torneios e campeonatos tanto de futebol de campo como de salão, inclusive a nível regional.

Na política também sempre participou de inúmeras movimentações e organizações partidárias, sendo inclusive candidato a vereador, nas eleições de 1988, onde ficou na condição de suplente pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

Anexo, segue um breve currículo de sua vida pessoal e profissional.

A matéria já aprovada, foi sancionada e transformada em lei municipal.

A seguir, um breve currículo:
Nascido em 05/06/1954. Primeiro filho do casal Alvino Ribeiro e de sua esposa Verônica Klapeuch Ribeiro, onde depois  vieram mais seis irmãs: Roseli, Luiz, Sergio, Julio Cesar, Rosilda, Rosilene e Carlos.

Estudou no Colégio Santa Sofia, Ginásio Estadual Alberto de Carvalho, Colégio Barão de Capanema, onde formou-se  em Contabilidade exercendo suas funções de contabilista em apenas duas empresas a de Domingos Luiz Industria e Comercio de Madeira e Compensados e na Agibert Madeiras e Derivados S/A.

Aos vinte e nove anos contraiu matrimonio com Bernadete Lourenço Ribeiro, surgindo dessa união os filhos: Jean Pierre Ribeiro e Alan Marcel Ribeiro.
Adoeceu aos 59 anos com problemas cardíacos e faleceu vitima de uma AVC em 10/08/13 bem nos dias onde comemorávamos o aniversário de nossa cidade com a popular “Festa do Feijão” onde a festa virou lágrimas, pois não houve quem não chorasse a perda do popular  “véinho” como era chamado carinhosamente pelos amigos.

Rotildo, sempre foi uma pessoa muito simples, um cidadão honrado, de caráter ilibado, muito alegre e festeiro e por isso não havia eventos em que ele não fosse convidado.

Nunca teve inimigos, pelo contrário, em sua existência soube fazer, cativar e cultivar grandes amizades.

Tinha como maior virtude a bondade, não guardava mágoas nem rancor de ninguém, seu lema era “Servir Sempre”.
Desde muito jovem foi muito participativo na sociedade prudentopolitana, sendo sócio fundador do Clube de Campo, CTG Rincão da Amizade, antigo clube social XII de Agosto,o qual foi diretor realizando grandes bailes de aniversário da cidade.
Pela sua dignidade e exemplar cidadão que sempre foi, fazia parte do corpo de jurados estando sempre à disposição da justiça, tanto criminal quanto eleitoral, e com espírito ávido e participativo foi sempre leal cumpridor de suas obrigações sociais, familiares, políticas e religiosas.

Esse era o Rotildo, popular “veínho” amigo e parceiro de todos, que gostava de cantar a “mulher maravilha”, que não perdia festas, que nunca exerceu um cargo político, mas sempre esteve presente na vida política de nosso município ao lado de seus militantes que sempre foram seus amigos e até confidente.

Desportista e atleta desde menino até os tempos do VEDEPRU do Miguelzinho. Comprometido, esforçado, dedicado e persistente nas longas caminhadas.

Foi traído pelo seu próprio coração que era tão grande e tão bondoso, mas que agora se torna um juiz implacável que determina o final da partida.

Na trajetória da vida, seu desafio de ultima caminhada foi à chegada ao céu, onde com certeza torna- se – á uma estrela que brilhará para sempre.

Aqui na terra seu nome será imortalizado com todas as glórias e honras recebendo como homenagem um nome de rua.