Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Paraná alcança liderança do Brasil na produção de mel

26 de abril de 2021 às 15:49
"Fico muito feliz em saber que Ortigueira, a cidade dos Campos Gerais, com quase 22 mil habitantes foi essencial para fazer do nosso estado o maior produtor de mel do País. Nossa região no sul do estado também é rica na produção", destaca Bacil.

Segundo IBGE com dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) o estado colheu 7.229 toneladas do produto em 2019, ultrapassando o vizinho Rio Grande do Sul (6.262 toneladas).

“Fico muito feliz em saber que Ortigueira, a cidade dos Campos Gerais, com quase 22 mil habitantes foi essencial para fazer do nosso estado o maior produtor de mel do País. Nossa região no sul do estado também é rica na produção”, destaca Bacil.

Apicultura é uma das maiores fontes de economia em todo estado, houve um crescimento de 15% nos últimos cinco anos pesquisados, partindo de 6.287 toneladas em 2015.

É com a colheita de mel que o estado retoma a série Paraná que alimenta o mundo, conjunto de reportagens que pretende ressaltar o poderio do Estado no agronegócio, além da quantidade não existe qualidade melhor do néctar em todo país.

Ortigueira por exemplo, tem o selo de Indicador Geográfico (IG), e o mel é destinado em todo Brasil e também ao exterior, França, Inglaterra, Estados Unidos e Emirados Árabes.

“É gratificante saber que o mel produzido em nosso estado, é consumido em vários países”, finaliza Emerson Bacil.

#parana #mel #apicultura #ig #reconhecimento #produção #valorização