Crescimento de casos para Covid-19 nos últimos dias, pode desencadear aplicação de novas medidas restritivas em Prudentópolis

5 de maio de 2021 às 13:45

Desde o inicio da pandemia, Prudentópolis tem mantido quadro estável para o numero de novos casos, bem como de mortes, comparado a outros municípios do Estado do Paraná, sendo que desde o início da pandemia, se reportou ao Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 para delinear a ações que foram implementadas.

Entretanto nos últimos dias, tem sido registrado crescimento expressivo de novos casos, o município aguarda confirmação sobre a circulação da nova variante P1, entretanto, segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, mesmo sem a confirmação oficial pela FIOCRUZ, laboratório apto a detectar essa mutação, a probabilidade é grande de que essa nova variante já esteja circulando no município.

A Variante P1, detectada inicialmente em Manaus (AM) é altamente transmissível e pode deflagrar casos mais graves da doença, e tem desencadeado ondas de contaminação pelo país todo, pondo as autoridades em alerta.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Mazurechen, já foram remanejados profissionais para atendimento no Centro COVID-19, montado junto ao Centro Municipal de Saúde, mais que pelo crescimento dos últimos dias não descarta fechamento de ESFs para realocar profissionais para cobrir o atendimento ao Centro de Atendimento para Covid-19, que funciona no Centrão de Saúde “estamos sem dúvida no pior momento, agindo com todas as forças e estrutura, realizando contratação de profissionais médicos e aquisição de todos os insumos necessários, o Prefeito tem nos dado todo amparo administrativo e financeiro, mais há limitação de profissionais sobretudo médicos disponíveis no mercado de trabalho e ausência de medicamentos e de um tratamento com eficácia comprovada contra a doença, precisamos nesse momento do entendimento da população, que colaborem, adotem as medidas de cuidado, estamos a um ano nessa batalha, em uma frente, temos profissionais à beira do esgotamento, em outra ponta, a equipe de fiscalização não dá conta de tantas denúncias de confraternização e descasos pela população, e com essa postura, todos sofrem”.

Nesse panorama, na manhã desta terça feira (04/05), o Prefeito Osnei Stadler reuniu-se com o Secretário de Saúde, bem como os representantes da Câmara Municipal, para expor o panorama atual do município e tudo o que vem sendo feito no combate à COVID, ainda pretende, caso os números não reduzam, discutir junto ao Comitê Municipal, o estabelecimento de novas medidas restritivas “meu compromisso é com a nossa população, sou empresário, sei da realidade e da batalha de cada um, mais as vezes não encontramos a contrapartida necessária, seja de pequena parcela da população ou mesmo de alguns comércios que insistem em desobedecer medidas de cuidados, que na prática são simples, mais que geram efeito importantes em conter quadros como o que estamos vivendo, estamos investindo pesadamente em contratação de médicos e outros profissionais, e tudo o que está ao nosso alcance para ampliar os serviços, mais o crescimento dos últimos dias pôs nossas equipes em alerta, mesmo o Governo do Estado flexibilizando as medidas, percebemos que por aqui, isso pode estar caminhando para um panorama mais preocupante, e assim, se for necessário, seremos obrigados a agir para preservar a vida.” declarou o prefeito Osnei Stadler.

Prudentópolis
22º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Parcialmente nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
22º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Prefeitura de Guamiranga fecha parceria com a escola furacão do Athelico paranaense.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados