Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Em Prudentópolis médico alerta para a auto medicação e agravamento de casos de Covid-19

7 de maio de 2021 às 09:08
O médico Dr. Jociano Marconato, que atende tanto na Secretaria Municipal de Saúde, como no Hospital Santa Casa de Misericórdia, destaca que quanto antes iniciar o tratamento, melhor a reação do organismo

Tem sido registrado pelos serviços de saúde do município de Prudentópolis, a ocorrência de casos em que pacientes, ao sentirem sintomas gripais, característicos da Covid-19, ao invés de procurar os serviços de saúde, tem se dirigido às farmácias e realizado auto medicação, isso tem causado agravamento de casos.

Atualmente a rede municipal de saúde, atende pacientes suspeitos em todas as unidades de saúde do interior, na área urbana, quem sentir qualquer sintoma gripal, deve dirigir-se ao Centro Municipal de Saúde, onde o município implantou o Centro de Atendimento COVID.

Os Hospitais locais também realizam esse atendimento, o Hospital Sagrado Coração de Jesus, atende crianças e gestantes que possuam sintomas gripais, enquanto o Hospital Santa Casa de Misericórdia, atende todos os demais pacientes.

O médico Dr. Jociano Marconato, que atende tanto na Secretaria Municipal de Saúde, como no Hospital Santa Casa de Misericórdia, destaca que quanto antes iniciar o tratamento, melhor a reação do organismo, além do risco de contaminação de familiares ou outras pessoas caso seja buscado as farmácias, já que o paciente não realiza o isolamento adequado.

Mais grave ainda são pessoas se medicando erroneamente, faz o exame por conta e demora para consultar.

Os pacientes que internaram, e ficaram muito tempo internados ou evoluíram à óbito, são os que demoraram para procurar o atendimento médico adequado.