O exame começou no domingo (9). No segundo dia de provas, baseado no sistema de vestibular vocacionado, de acordo com o curso escolhido, os estudantes responderam a questões de Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Biologia.
Oriundo de Pinhão, Paulo Roberto Levinski, 19 anos, já cursa Geografia – Bacharelado no Campus Cedeteg da Unicentro, mas esse ano resolveu trocar para a licenciatura do mesmo curso, em busca de outras oportunidades na carreira.
Como já conhecia a área de estudo, está se sentindo confiante. “Em Geografia, a parte que eu mais esperava foi o que eu tinha realmente estudado e acho que mandei bem, vamos ver agora como vai ser o resultado”, disse.
Em dúvida entre Medicina Veterinária e Filosofia, curso que está concorrendo por meio do Programa de Avaliação Continuada (PAC), Heloise Bael de Souza ainda não decidiu qual carreira quer seguir.
Aos 18 anos, ela ainda terá tempo para escolher uma entre duas áreas tão diferentes. A única certeza é querer estudar na Unicentro.
“Minha madrinha já deu aula aqui, eu tenho amigos que estudaram aqui, então há influência muito boa, pela competência dos profissionais”, disse.
BIOSSEGURANÇA – As medidas do protocolo de biossegurança para as provas presenciais foram inteiramente aplicadas. Os candidatos passaram por aferição de temperatura e higiene das mãos na entrada dos locais de prova. Dentro das salas, as carteiras foram posicionadas respeitando a distância de 1,5 metro, além de usarem máscara de proteção o tempo todo, cobrindo nariz e boca.
Os portões foram abertos com uma hora de antecedência do horário previsto, a fim de evitar a aglomeração em frente à entrada principal de cada local.
O plano de biossegurança foi possível graças ao empenho da comunidade acadêmica da Unicentro, formada por agentes universitários e docentes, além de parcerias fechadas com os núcleos regionais de educação, os centros universitários Campo Real e Uniguairacá e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a solicitude com que várias instituições se dispuseram para a realização do Vestibular 2021.
“Sabemos de todo o momento que estamos enfrentando com a pandemia, então, para que o vestibular ocorresse, precisaríamos seguir todos os protocolos de biossegurança”, disse ele, citando os núcleos regionais de educação que englobam os municípios de Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Chopinzinho e Coronel Vivida.
Ele também destacou os centros universitários Campo Real, em Guarapuava, e Uniguairacá, em Guarapuava e Prudentópolis, que cederam espaços para realização das provas.
Nos dois dias de prova houve aplicação de todos os agentes e docentes envolvidos, além de responsabilidade e consciência dos protocolos por parte dos candidatos.
“Seguimos rigorosamente os protocolos, podemos dizer que foi um sucesso e que isso se deve a toda a comunidade e aos vestibulandos”, afirmou o reitor Fábio Hernandes.
O resultado será divulgado até o dia 11 de junho, no site da Unicentro. O gabarito provisório do primeiro dia e o download da prova já estão disponíveis na área reservada ao Vestibular 2021, também no site da Unicentro.