Cristina Silvestri anuncia 34 novos leitos para Guarapuava e região

19 de maio de 2021 às 16:56

Foto: Assessoria

A deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) anunciou há pouco o credenciamento de 34 novos leitos SUS para a saúde de Guarapuava e região, além da aquisição de novos respiradores. A notícia foi confirmada à parlamentar pelo Governo do Estado, que recebeu forte pressão de lideranças regionais para a ampliação do atendimento na macrorregião frente ao colapso do sistema de saúde. O prefeito Celso Góes, junto da 5º Regional de Saúde e Secretaria Municipal, tiveram papel importante na articulação conjunta com o Estado.

Foram credenciados 5 novos leitos de UTI para o Hospital São Vicente e 6 novos leitos de enfermaria. O Instituto Virmond receberá 12 novos leitos de enfermaria. Já o Instituto São José, de Laranjeiras do Sul, receberá 1 novo leito de UTI e 10 de enfermaria. Além disso, novos respiradores já foram entregues em Guarapuava para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Quando o nosso sistema de saúde começou a dar sinal de colapso, nós já estávamos em contato direto com o secretário de estado Beto Preto, que não mediu esforços para nos atender mesmo com todas as limitações que o Governo está enfrentando para a abertura de leitos, já que isso é uma demanda de todo o Paraná. No último final de semana, quando a situação se agravou de vez, nós passamos o sábado e o domingo todo em articulação para transferência de pacientes enquanto esses leitos não eram credenciados. Agora, com a confirmação, temos um sinal de esperança, mas precisamos continuar com as medidas restritivas mais intensas”, explica Cristina Silvestri, frisando o empenho do prefeito Celso em congregar os prefeitos da região em torno do mesmo objetivo.

Com o anúncio, passa de 180 o número de leitos ativos em Guarapuava e região. A distribuição hoje é a seguinte:

Hospital Regional: 40 leitos UTI e 80 enfermaria
Hospital São Vicente: 05 leitos UTI e 06 enfermaria
Instituto Virmond: 12 leitos de enfermaria
Instituto São José (Laranjeiras do Sul): 11 leitos UTI e 30 enfermaria

A deputada Cristina ainda lembrou que além dos leitos, há o suporte de todos os hospitais da região – Turvo, Candói, Prudentópolis, Pitanga, Pinhão, que estão dando retaguarda para o combate aos casos.

“Mas é importante lembrar que todo esse trabalho está sendo feito como medida de controle temporária. Mesmo com todos os novos leitos, a situação de colapso não vai passar rápido. Continuaremos com pessoas aguardando na fila. É necessário consciência da população e, mais que isso, vacina para todos”, finaliza a parlamentar.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Chuvas esparsas
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024