Solução da Celepar amplia oferta de serviços digitais da Adapar

19 de maio de 2021 às 10:54

Foto: Celepar

O sistema Rede Estadual de Informações em Defesa Agropecuária (Reida), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), recebeu um novo módulo desenvolvido pela Celepar que amplia os serviços oferecidos pelo órgão, trazendo mais agilidade e facilidade na gestão de informações.

O módulo para os prestadores de serviço é constituído por novas funcionalidades, dentre elas cadastros, manutenções, regularizações, vínculos de comerciantes de agrotóxico com prestadores de serviços e emissão de certificados, além da emissão de taxas.

O sistema Reida centraliza cadastros e processos de uma série de instituições e integra alguns procedimentos financeiros, como emissão de boletos e cobrança de taxas.

“Ao desenvolvermos novidades em sistemas já consolidados, modernizamos processos e aumentamos os serviços, garantindo mais agilidade e facilidade na gestão pública, devolvendo algo essencial na vida do cidadão e também dos servidores da Adapar: o tempo”, destaca o presidente da Celepar, Leandro Moura.

PORTAL – Outro fruto da parceria entre Adapar e Celepar está em desenvolvimento. O eAdapar será um portal de solicitação e tramitação de serviços, pagamento de taxas e regularização de profissionais e empresas. A princípio, estará integrado ao sistema Reida, ao eProtocolo, Instituto Água e Terra (IAT), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PR) e à Central de Segurança, do próprio Estado, que serve de base de acesso seguro. Suas próximas etapas preveem integração com os demais sistemas e processos da Adapar.

De acordo com o engenheiro agrônomo Alessandro Casagrande, gerente de Apoio Técnico da Adapar, a agência tem se dedicado à ampliação da prestação digital dos seus serviços públicos em consonância com a recente publicação da Lei do Governo Digital (Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021).

“A nova legislação visa à simplificação dos procedimentos de solicitação, oferta e acompanhamento dos serviços públicos, com foco na universalização do acesso e no autosserviço, sem necessidade de solicitação presencial”, explica Casagrande.

O e-Adapar, acrescenta o engenheiro agrônomo, é o resultado da adequação à nova lei, e está sendo construído em parceria com a Celepar desde 2020. “O objetivo é que possamos atender a agropecuária paranaense com a qualidade que ela merece”, ressalta.

Além disso, a agência criou uma comissão e trabalha na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados na Adapar, com assessoria da Celepar, para garantir a privacidade dos dados de usuários.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Parcialmente nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024