Autoria de Cristina Silvestri, ‘Sinal Vermelho’ que fortalece proteção à mulher é sancionado

2 de junho de 2021 às 16:47

O governador Ratinho Júnior sancionou o projeto de lei que institucionaliza no Paraná o programa Sinal Vermelho como ferramenta aliada do combate à violência doméstica e familiar.

A legislação, publicada com o número 20.595/2021, é de autoria da deputada e procuradora da mulher Cristina Silvestri, com coautoria das deputadas Mabel Canto, Cantora Mara Lima, Luciana Rafagnin, Maria Victoria e pelo deputado Romanelli.

“A sanção desta lei é motivo de muito orgulho, mostrando mais uma vez a atuação firme da Procuradoria da Mulher na articulação de projetos que beneficiam as paranaenses.

Agora nós contamos com o apoio do Executivo para que essa lei seja regulamentada e que sejam feitas campanhas periódicas de longo alcance, para que cada vez mais mulheres saibam que podem pedir ajuda mostrando o X na mão”.

Antes de ser lei, o Sinal Vermelho foi uma campanha de conscientização realizada no Paraná em 2020, no início da pandemia, quando mulheres eram incentivadas a denunciarem violência mostrando um X vermelho na mão em farmácias.

Na época, como reflexo do isolamento, a medida veio para combater o crescimento dos casos de violência.

Com a lei, a proposta é ampliada, e esse mecanismo de ajuda silenciosa poderá ser usado em estabelecimentos variados, como shoppings, lojas, portarias de condomínios, além de repartições públicas.

“Com o apoio do Governo nós poderemos ampliar a informação de funcionamento do Sinal Vermelho, permitindo que essa forma de pedir ajuda chegue ao conhecimento de mais mulheres e, também, de mais estabelecimentos comerciais.

Assim, quando algum funcionário ver a mulher mostrar o sinal, sabe que deverá chamar a Polícia Militar imediatamente”, detalhou Cristina, frisando que o projeto que originou a lei foi apresentado pela Procuradoria a pedido da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

AMPLIAÇÃO

O pedido de socorro é um dos meios previstos na Lei Maria da Penha. Com ele, a mulher pode solicitar ajuda sem se expor para o agressor. Ao visualizar o pedido, a pessoa deve coletar o nome da vítima, endereço ou telefone e ligar imediatamente para o telefone de emergência da Polícia Militar, o 190.

Com a sanção da nova lei, o governo fica autorizado a promover ações de integração e cooperação para dar visibilidade à iniciativa.

O objetivo é envolver o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos de segurança pública, Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), AMB, CNJ, além de associações e organizações da sociedade civil e instituições representativas do setor.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. Teófilo Okaranski aos 51 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Maletz 
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026