Projeto de Aliel prevê internet gratuita para pesquisador de universidade pública e hospitais universitários

2 de junho de 2021 às 13:52

O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Lei 1.231/2021, que determina que licitações para a prestação de serviços de telecomunicações incluam a obrigação de priorização de cobertura de banda larga móvel para hospitais universitários e universidades públicas.

Aliel aponta que a medida já deve constar no edital do leilão do 5G, apesar de o conselho diretor da Anatel já ter encaminhado a minuta para o Tribunal de Contas da União. Atualmente, o texto está em análise pela equipe do órgão.

O PL propõe que os editais deverão ter a obrigatoriedade de fornecimento gratuito do serviço de voz e dados para todos os pesquisadores das universidades públicas e dos hospitais universitários da área de cobertura outorgada.

Pela proposta, os custos da implementação dessa gratuidade poderão ser abatidos da contribuição devida pelas empresas ao Fundo de Universalização de Telecomunicações (Fust), sem necessidade de autorização prévia do conselho gestor do fundo.

Leilão 5G

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto foi apresentado pelo deputado Aliel Machado (PSB-PR)). Ele observa que a tecnologia de telefonia móvel 5G está próxima de começar a ser implantada no Brasil, com a previsão de que os leilões sejam realizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) até o fim de 2021.

“As minutas de editais do leilão não observaram a necessidade de se fomentar o acesso à internet banda larga 5G para universidades e hospitais universitários públicos, e tampouco estabeleceu uma política de subsídios para pesquisadores dessas instituições”, disse.

“A ocorrência do leilão de frequências de 5G é uma oportunidade de estabelecimento de políticas públicas para fomento à inovação, pesquisa e o desenvolvimento”, avaliou.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Prudentópolis
24º
Chuva
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024