Câmara aprova projeto que facilita preservação de nascentes

9 de junho de 2021 às 14:35

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (08), o Projeto de Lei 3.430/19, de autoria da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), que altera o Código Florestal para facilitar a recomposição de vegetação em torno de nascentes.

A proposta, que tramita há dois anos na Casa, recebeu modificações do relator, deputado Igor Timo (DEM-BA) e foi aprovada em boa hora, segundo a autora. A matéria será enviada ao Senado.

Leandre destaca que a falta de chuvas e o baixo volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas sinaliza para mais uma crise hídrica no Brasil. E que a proteção das nascentes pode evitar crises semelhantes no futuro.

“Todo rio começa em uma nascente. Então, incentivar a proteção das nascentes é proteger rios e mananciais que abastecem as cidades, geram energia, irrigam plantações e alimentam os rebanhos”, afirma Leandre.

A proposta altera o Código Florestal e, após contribuição do relator, considera como de interesse social ou de baixo impacto ambiental atividades com o objetivo de recompor a vegetação nativa no entorno de nascentes.

Segundo Leandre, o que acontece hoje é que os pequenos proprietários, mesmo com consciência ambiental e interesse em proteger as nascentes, esbarram na burocracia e até tem medo de receber punições ao fazerem pequenos serviços ambientais de proteção das fontes de água.

A aprovação do Projeto de Lei, colocando a atividade de recuperação de nascentes como de baixo impacto, beneficia, diretamente, aos pequenos produtores rurais e agricultores familiares, que agora, podem trabalhar com mais segurança jurídica e com menos burocracia, uma vez que, dependerão, tão somente de uma simples declaração ao órgão ambiental competente, e, não mais de uma autorização formal.

A proposição aprovada clarifica, mais ainda, a elegibilidade dessas importantes atividades, para o recebimento de recursos públicos, em termos de Pagamento por Serviços Ambientais.

“No Paraná, existem vários programas de proteção de nascentes. Mas precisamos ter uma segurança jurídica, para que esses proprietários possam fazer essas instalações e implementações necessárias para proteger as nascentes”, destacou.

Fiscalização

Leandre pondera que a proposta não abre mão da fiscalização ambiental, mesmo em um cenário de desmonte das estruturas ambientais no âmbito federal.

“Nós estamos falando de proteção de nascentes, em propriedades rurais, de baixo impacto, de interesse social e pequenos produtores. Não estamos falando de grandes empreendimentos. Quanto à fiscalização, da mesma maneira que ela existe hoje, ela vai continuar existindo”, reforça.

 

Rafael H. Barzotto
Assessor de Imprensa
Gabinete Deputada Federal Leandre (PV-PR)
Fones (41) 2112-3747 – (41) 9 9143 1986
Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
19º
Parcialmente nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vanderlei Venuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Antonio Ailton Surek
  • É com pesar que a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Rosalia Muzeka Hanysz aos 85 anos de idade.
  • Com Pesar que comunicamos o falecimento do pequeno Miguel Antônio Rodrigues Lima, aos 21 dias de vida
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Paulina Novossad Denicieicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Teodosia Maria Papirniak
  • COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA PR-180 EM FRANCISCO BELTRÃO PROVOCA DUAS MORTES
  • Governo vai construir Centro de Convenções no antigo Estádio do Pinheirão
  • Agepar abre processo seletivo para contratação de estagiários de pós-graduação
  • Veículo Sai da Pista e Incendeia-se Após Colisão Contra Árvore em Fernandes Pinheiro
  • Aporte de R$ 54 milhões: Copel tem obras em subestações aprovadas pela Aneel
  • Motoristas do Paraná podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova