Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Comissão da Câmara aprova requerimento para auxílio emergencial ao SAMU

23 de junho de 2021 às 16:25
Durante a sessão deliberativa da comissão, Leandre Dal Ponte defendeu o auxílio. A deputada paranaense lembrou que, no início de junho, foi realizada uma audiência pública na comissão, onde representantes do serviço apontavam uma defasagem nos repasses do governo federal.

Texto apresentado pela deputada Leandre requer ao Ministério da Saúde um auxílio financeiro ao SAMU e revisão dos valores repassados pelo Governo Federal ao serviço

Parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovaram, nesta quarta-feira (23), um requerimento apresentado pela deputada Leandre (PV-PR) que reivindica ao Ministério da Saúde um auxílio emergencial para socorrer o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Brasil.

Durante a sessão deliberativa da comissão, Leandre Dal Ponte defendeu o auxílio. A deputada paranaense lembrou que, no início de junho, foi realizada uma audiência pública na comissão, onde representantes do serviço apontavam uma defasagem nos repasses do governo federal. Os valores repassados não são atualizados desde 2013.

Na semana passada, ela participou de uma reunião no Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, onde solicitou um auxílio emergencial de R$ 1 bilhão para equilibrar as despesas do serviço móvel, que tiveram um aumento durante a pandemia, e também a revisão do valor do custeio repassado pelo Governo.

“É muito importante contar com o apoio dos deputados que fazem parte da Comissão de Seguridade Social e Família nesta luta por um auxílio emergencial ao serviço de atendimento móvel de urgência”, disse Leandre.

Ela lembra que, sem um auxílio financeiro durante a pandemia, e com defasagem nos repasses do Governo Federal, são os municípios brasileiros que, através de consórcios intermunicipais, estão pagando a conta do SAMU.