Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Tibagi: Saúde inicia vacinação da Pfizer neste sábado

25 de junho de 2021 às 18:28
Serão distribuídas 50 senhas pela manhã e 100 à tarde, no Posto 18 de Março

Foto: João Pedro Agostinho

A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar, neste sábado (26), a vacinação de 150 pessoas sem comorbidade com idade a partir de 47 anos com doses da Pfizer, na unidade básica de saúde 18 de Março (na entrada da cidade). Serão distribuídas 50 senhas pela manhã e 100 à tarde.

Conforme explica a enfermeira Rafaela Mariana do Prado, responsável pelo setor de imunização da pasta, diferente do que ocorre com a vacinação da AstraZeneca, desta vez não será disponibilizado o sistema “drive-thru”. “Isso porque quem for vacinado com a Pfizer tem que esperar 15 minutos após a aplicação para o processo surtir efeito”, afirma.

A entrega das 50 senhas da manhã será feita das 8h30 às 9 horas, horário em que inicia a vacinação. À tarde, a entrega das senhas começa às 13h30. Às 14 horas, inicia a vacinação. Os documentos necessários para ser vacinado são CPF, carteirinha de vacinação e comprovante de residência.

Gestantes e puérperas

Também neste sábado (26), na UBS 18 de Março, serão vacinadas gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com a vacina CoronaVac, das 9 às 12 horas. É necessário apresentar CPF, carteira de gestante, comprovante de residência, carteira de vacinação e carteira do SUS.

As puérperas receberão a primeira dose da vacina CoronaVac. Os documentos necessários são CPF, cargteira de gestante, certidão de nascimento da criança e carteira de vacinação.

Gripe influenza

O governo do estado do Paraná abriu, na última quinta-feira (24), a vacinação contra a gripe Influenza para toda a população acima de seis meses de idade, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Tibagi, segundo Rafaela do Prado, essa vacina será disponibilizada para a população em geral a partir de segunda-feira (28) para procura direta na Clínica da Mulher, de segunda a quarta, das 7h30 às 18 horas; e na UBS da vila São José, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Foi na última quarta-feira (23) que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pactou, na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), que o estado abrirá a vacinação para a população em geral. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, a decisão foi aceita após apresentação dos baixos índices de cobertura da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Paraná, que iniciou no dia 12 de abril e deve permanecer até 9 de julho.

Fonte: ASSECOM