Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Governador em exercício, Darci Piana, recebe comitiva para tratar das comemorações dos 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil

30 de junho de 2021 às 09:41
Na reunião, também foram apresentados os planos da entidade para projetos de cooperação econômica entre empresas do Brasil e da Ucrânia

O Palácio do Iguaçu recebeu ontem (29) a audiência da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), acompanhada do Consul Honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, e da Câmara de Indústria, Comércio E Inovação Brasil-Ucrania.

O encontro discutiu acerca das comemorações dos 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil, além das atividades da comunidade e as relações entre os dois países.

O governador em Exercício do Paraná, Darci Piana, vai encaminhar as empresas do Estado do Paraná um apoio para a edição do livro sobre o Holodomor, de Volodymyr Serhiychuk, e a elaboração do livro sobre os 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil. O político também recebeu informações sobre o XXVIII Festival Nacional de Danças Ucranianas, que deve ser realizado dia 14 de Novembro, no teatro Guaíra, concordando em colaborar com a realização do evento.

Na reunião, os Sócios Fundadores da Câmara de Indústria, Comércio e Inovação BRASIL-UCRÂNIA, Sergio J. Maciura (Presidente) e Rafael Felipe Lucas (Diretor Administrativo-Financeiro) apresentaram os planos da entidade para os projetos de cooperação econômica entre empresas do Brasil e da Ucrânia.

Foi decidido que o Governo do Estado do Paraná, juntamente com a Invest Paraná (Órgão do Governo responsável pelo fomento dos negócios internacionais) e a Câmara de Indústria organizarão o 1 Fórum de Negócios para empresários do Paraná e da Região de Lviv, na Ucrânia. Os contemplados pelo projeto irão receber inúmeras oportunidades e em diversas áreas, que vão desde o agronegócio, até produtos de beleza, moda, tecnologia e muitos outros.

Segundo o RCUB, o Paraná tem muito a ganhar com essa parceria comercial, uma vez que é um estado muito forte e pode ter acesso a um mercado enorme e com posicionamento estratégico da Ucrânia.

Durante a reunião, o Arcebispo D.Volodymyr Koubetch relatou o desenvolvimento da religiosidade e cultura ucraniana pela comunidade. Já o Consul Honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, agradeceu a atenção do Governo do Estado. Ao final, Vitório Sorotiuk agradeceu em nome de toda a comunidade ucraniana pela audiência e colaboração no Estado do Paraná na preservação da cultura ucraniana e no interesse para o desenvolvimento das relações culturais, econômicas e educacionais entre os países.

Participaram da delegação o Presidente da RCUB Vitório Sorotiuk, o Consul Honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Czaikowski, o Arcebispo Volodeimer Koubetch da Igreja Greco Católica Ucraniana, os Srs. Sérgio Maciura e Rafael Felipe Lucas da Câmara de Industria comércio e Inovação Brasil Ucrânia e o Sr. Carlos Henze Presidente do Clube Poltava.