Governador em exercício, Darci Piana, recebe comitiva para tratar das comemorações dos 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil

30 de junho de 2021 às 09:41

O Palácio do Iguaçu recebeu ontem (29) a audiência da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), acompanhada do Consul Honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, e da Câmara de Indústria, Comércio E Inovação Brasil-Ucrania.

O encontro discutiu acerca das comemorações dos 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil, além das atividades da comunidade e as relações entre os dois países.

O governador em Exercício do Paraná, Darci Piana, vai encaminhar as empresas do Estado do Paraná um apoio para a edição do livro sobre o Holodomor, de Volodymyr Serhiychuk, e a elaboração do livro sobre os 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil. O político também recebeu informações sobre o XXVIII Festival Nacional de Danças Ucranianas, que deve ser realizado dia 14 de Novembro, no teatro Guaíra, concordando em colaborar com a realização do evento.

Na reunião, os Sócios Fundadores da Câmara de Indústria, Comércio e Inovação BRASIL-UCRÂNIA, Sergio J. Maciura (Presidente) e Rafael Felipe Lucas (Diretor Administrativo-Financeiro) apresentaram os planos da entidade para os projetos de cooperação econômica entre empresas do Brasil e da Ucrânia.

Foi decidido que o Governo do Estado do Paraná, juntamente com a Invest Paraná (Órgão do Governo responsável pelo fomento dos negócios internacionais) e a Câmara de Indústria organizarão o 1 Fórum de Negócios para empresários do Paraná e da Região de Lviv, na Ucrânia. Os contemplados pelo projeto irão receber inúmeras oportunidades e em diversas áreas, que vão desde o agronegócio, até produtos de beleza, moda, tecnologia e muitos outros.

Segundo o RCUB, o Paraná tem muito a ganhar com essa parceria comercial, uma vez que é um estado muito forte e pode ter acesso a um mercado enorme e com posicionamento estratégico da Ucrânia.

Durante a reunião, o Arcebispo D.Volodymyr Koubetch relatou o desenvolvimento da religiosidade e cultura ucraniana pela comunidade. Já o Consul Honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, agradeceu a atenção do Governo do Estado. Ao final, Vitório Sorotiuk agradeceu em nome de toda a comunidade ucraniana pela audiência e colaboração no Estado do Paraná na preservação da cultura ucraniana e no interesse para o desenvolvimento das relações culturais, econômicas e educacionais entre os países.

Participaram da delegação o Presidente da RCUB Vitório Sorotiuk, o Consul Honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Czaikowski, o Arcebispo Volodeimer Koubetch da Igreja Greco Católica Ucraniana, os Srs. Sérgio Maciura e Rafael Felipe Lucas da Câmara de Industria comércio e Inovação Brasil Ucrânia e o Sr. Carlos Henze Presidente do Clube Poltava.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet