Movimento pela volta do horário de verão ganha o apoio de empresários e entidades

1 de julho de 2021 às 13:16

O movimento pela volta do horário de verão lançado por entidades filiadas à Confederação Nacional de Turismo (CNTur), ganhou apoio de empresários e outras instituições ligadas à gastronomia, lazer e entretenimento. A medida vai beneficiar o turismo nacional e gerar economia de energia elétrica frente à crise hídrica no país.

O horário de verão, que consiste em adiantar o relógio em uma hora, aumentando o período de lazer na temporada, foi extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

A ação pelo retorno do horário especial começou na semana passada, liderada por entidades do Paraná, Bahia e Santa Catarina filiadas a CNTur.

A iniciativa ganhou repercussão na imprensa nacional, mobilizando instituições representativas de empresários dos setores de turismo, bares e restaurantes de São Paulo. Eles argumentam que o retorno da mudança no relógio possibilita uma hora a mais de lazer aos trabalhadores, movimentando a economia do setor.

Gerar empregos
Para Edson Pinto, da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SP (FHORESP), a medida pode favorecer os happy hours e as viagens à praia. “A população de São Paulo fez uma poupança forçada e está com recurso para viagens de curta distância”, diz.

“Acreditamos que  é conveniente neste momento voltarmos com o horário de verão”, diz o vice-presidente da CNTur, Fábio Aguayo. O pleito, de acordo com ele, reúne entidades de turismo dos principais estados do país. “Além da escassez de recursos hídricos, da crise energética e o covid-19, que praticamente devastou nossa categoria, é mais que social. Podemos gerar empregos através do horário de verão”, concluiu.

O pedido, que conta com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Nacional), Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Federação Paranaense de Turismo (Feturismo), será enviado ao governo federal. Bolsonaro acabou com o horário de verão no início do mandato defendendo que isso ajudaria a elevar a produtividade do trabalhador brasileiro porque favoreceria o relógio biológico.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing