Sítio de pedra lascada é encontrado em Prudentópolis

12 de julho de 2021 às 17:00

A equipe da Espaço Arqueologia esteve na cidade de Prudentópolis, a 200km de Curitiba, para as atividades de pesquisa arqueológica nas áreas de instalação de 33 torres que formarão o arranjo da Linha de Transmissão de Energia da PCH Dois Saltos – SE Prudentópolis.

Marcado pela intensa ocupação dos povos Kaingang até o século XIX, em janeiro de 2021 os pesquisadores estiveram na região onde sítios arqueológicos registrados revelam a presença da cultura material conhecida como Tradição Itararé-Taquara.

Muito antes da chegada dos primeiros colonos europeus ao centro-oeste do Paraná, esses grupos, pertencentes ao tronco linguístico Jê, já tinham se estabelecido no Planalto paranaense com seus “buracos de bugre”, estruturas subterrâneas típicas desta tradição, além de aldeias a céu aberto contendo fragmentos cerâmicos e os abrigos com pinturas e gravuras rupestres.

Há registros, também, da ocupação de caçadores-coletores e Guaranis.Neste cenário, durante as atividades do programa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área da futura LT (Linha de Transmissão), a equipe identificou um sítio arqueológico inédito, nomeado o Rio dos Patos 1 – referência ao curso d’água de mesmo nome próximo ao local.

Como a implantação de uma obra desse porte requer intervenções no solo, subsolo e na vegetação, consideradas atividades potencialmente causadoras de impactos ao meio ambiente, foi necessário submeter o local ao adequado tratamento para garantir a salvaguarda do patrimônio arqueológico ali presente.

Até o momento, é possível afirmar que temos um sítio arqueológico pré-colonial lítico a céu aberto, com artefatos dispersos na superfície.

Foram identificadas lascas, núcleos, instrumentos bifaciais e fragmentos, lapidado em diferentes matérias-primas: basalto, arenito e calcedônia.

Os resultados da pesquisa estão em fase de sistematização para envio ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), órgão avaliador responsável.

Após a análise do relatório, é esperado que a próxima etapa seja a escavação arqueológica, que possibilitará a retirada do material e análise em laboratório para análises mais aprofundadas.

Este estudo certamente contribuirá para que se entenda um pouco mais sobre a ocupação humana na região.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde