Prefeitura de Irati adota jornada especial de trabalho para servidores que cuidam de pessoas com necessidades especiais

14 de julho de 2021 às 09:17

A Prefeitura de Irati instituiu, em junho, a Lei Municipal nº 4828/2021, que dispõe sobre a criação de uma jornada especial de trabalho para os servidores públicos municipais que precisem cuidar de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

De acordo com a nova lei, a carga horária destes trabalhadores deve ser reduzida em 50%, respeitando o mínimo de 20 horas semanais, sem prejuízo na remuneração recebida.

Segundo a nova legislação, na hipótese de que marido e esposa sejam servidores públicos municipais e tenham filhos nas condições citadas, ambos serão beneficiados com a redução.
Para ter direito ao benefício, o servidor deverá apresentar um requerimento acompanhado dos seguintes documentos:
– Laudo médico que comprove a mobilidade reduzida ou pessoa com deficiência;
– Laudo social por profissional habilitado em Serviço Social lotado na Secretaria de Saúde;
– Certidão de Nascimento atualizada do (a) filho (a) com deficiência ou documento que comprove a guarda ou dependência de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
O benefício poderá ser concedido de forma temporária ou permanente, de acordo com o laudo e a decisão do profissional competente.

A concessão da redução de jornada deverá ser renovada periodicamente, porém sua validade não pode ultrapassar três meses, em casos de mobilidade temporária, ou dois anos, para situações de deficiência permanente.

A renovação deve ser feita mediante apresentação de novo laudo médico e social que comprove a necessidade de continuidade da redução. Se a deficiência deixar de existir, o benefício será automaticamente extinto.

Todos os pedidos de concessão devem ser encaminhados ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) para ciência e monitoramento.

A presidente do Conselho, Kaite Zilá Wrobel Luz, acredita que esta lei evidencia a importância dos conselhos municipais. Ela ressalta que o CMDPD, que atua em Irati desde 2017, se dedica constantemente a discutir o seu papel frente à sociedade, propondo projetos que ampliem a participação de pessoas com deficiência no âmbito social e fiscalizar as ações do poder público, cumprindo com seu caráter social e colaborando para o avanço e a construção de políticas públicas para a justiça, a igualdade e a emancipação humana.

A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, afirma que esta lei é uma conquista dos servidores que cuidam de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando cuidado e atenção especial a esta população.

Prudentópolis
27º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Tempo nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
23º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024