Congresso aprova Primeira Infância como uma das prioridades da LDO

16 de julho de 2021 às 11:37

O Congresso Nacional aprovou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 (LDO), que determina os gastos do governo federal no ano que vem.

O projeto contém uma emenda de autoria da deputada Leandre,  que inclui a agenda da Primeira Infância como prioridade e meta da administração pública federal.

A emenda apresentada pela deputada foi acatada pelo relator do projeto, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que também incorporou outras prioridades à Lei de Diretrizes Orçamentárias, como o Programa Nacional de Imunização (PNI), as despesas do Programa Casa Verde e Amarela voltadas a municípios de até 50 mil habitantes, e a ampliação da infraestrutura da rede de atendimento oncológico.

“É, com certeza, uma grande conquista. Precisamos de políticas públicas intersetoriais voltadas à Primeira Infância no Brasil. E para construir políticas, é necessário ter orçamento.

Por isso, trabalhamos para incluir a agenda da primeira infância nas prioridades da LDO”, afirmou Leandre, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional.

Ela lembrou que, em 2019, a pedido da Frente, o Governo Federal divulgou o Plano Plurianual (PPA), definindo como prioridade absoluta do plano os investimentos na Primeira Infância.

“O governo já havia assumido o compromisso no PPA. Mas não apresentou a LDO contendo esta prioridade. Então fizemos este esforço com o relator.

Porque se é prioridade no PPA, é preciso garantir os orçamentos prioritários nos quatro anos. Esperamos que no próximo ano a gente não precise incluir através de uma emenda algo tão relevante, e que foi assumido pelo governo”, completou a deputada.

Na semana passada, a Frente Parlamentar realizou um debate incentivando os municípios brasileiros a incluírem, a exemplo do governo federal, a agenda da Primeira Infância como prioridade nos orçamentos.

Rafael H. Barzotto
Assessor de Imprensa
Gabinete Deputada Federal Leandre (PV-PR)
Fones (41) 2112-3747 – (41) 9 9143 1986
Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Parcialmente nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Parcialmente nublado
Londrina
28º
Chuvas esparsas
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados