Museu abre exposição sobre futebol tibagiano

19 de julho de 2021 às 17:35

“Páscoa” participou da primeira olimpíada de Tibagi e chegou a fazer parte da diretoria do Operário Ferroviário Foto: ASSECOM

O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior vai abrir, nesta quarta-feira (21), a exposição “Futebol Tibagiano”, em homenagem a Manoel Pascoalino Soares Filho, o “Páscoa”. A abertura será às 15h30, na Sala de Exposição do museu.

Conforme explica o diretor do museu, Neri Aparecido Assunção, o objetivo é resgatar a história do futebol de Tibagi através de fotografias, camisas e outros objetos ligados ao esporte. “Essa prática é tradição no município”, conta, referindo-se à União Atlética Tibagiana (UAT), time fundado em 1950.

Neri relata que Páscoa “foi muito importante para o esporte local”. “Além de ser um jogador da cidade, ele participou da diretoria do UAT [que no final dos anos 1990 passou a se chamar Tibagi] e praticou outras atividades esportivas, como corrida rústica”, afirma.

Páscoa nasceu em Tibagi em 16 de maio de 1950. Funcionário público estadual, trabalhou durante muito tempo na antiga Escola Rural. Participou de outros eventos culturais de Tibagi, como a primeira olimpíada realizada na cidade, em 1976. “E, quando foi transferido para Ponta Grossa, mesmo assim não perdeu o vínculo com Tibagi. Começou a ter amizade com o pessoal do Operário [Ferroviário Esporte Clube], onde se tornou membro da diretoria. E continuou se confraternizando com os colegas tibagianos”, conta Neri. Segundo ele, Páscoa levava times de jogadores veteranos de Tibagi para participar de competições em Ponta Grossa. “E participava, também, com os colegas do Operário, do Carnaval de Tibagi”, lembra. Páscoa faleceu em 15 de maio deste ano por complicações da Covid-19.

Por ser de caráter itinerante, a exposição vai até o próximo dia 30 de agosto.

Fonte: ASSECOM

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
15º
Parcialmente nublado
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias
  • Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas
  • Estado aumenta mapeamento nutricional da população e divulga hábitos alimentares
  • Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira em Pitanga
  • Paraná Recupera já beneficiou mais de 3.000 empresas; prazos encerram a partir deste mês
  • Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação