Leandre vai conhecer diferentes modelos de atendimento para pessoas autistas

22 de julho de 2021 às 17:04

Dados apontam que de cada 54 nascidos vivos, um é autista; famílias estão em busca de melhoria no diagnóstico precoce, atendimentos, terapia, e inclusão de pessoas com TEA

Nesta semana, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) visitou dois locais, com abordagens diferentes para o apoio às famílias e tratamento de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA): uma no Rio de Janeiro e outra no Paraná.

“Dados apontam que de cada 54 nascidos vivos, um é autista. Então, estamos trabalhando para conhecer melhor e buscar alternativas para que essas pessoas e as famílias possam ter um melhor acompanhamento, diagnóstico precoce, e mais terapias inovadoras”, contextualizou a parlamentar.

No Rio de Janeiro, Leandre foi conhecer a Clínica Escola, localizada no município de Itaboraí, um equipamento público que faz parte da rede de educação municipal.

“Eles trabalham com pacientes e alunos. Alguns são apenas pacientes, que estão lá para os atendimentos nas clínicas; outros frequentam a escola para o desenvolvimento cognitivo”, explicou a deputada.

Ela estava acompanhada do vereador de Chopinzinho, Paulo Cesar Rosa, da secretária de Saúde Chopinzinho, Francieli Davi, e da assessora parlamentar, Anne Gomes. Eles foram recepcionados pela equipe da Clínica Escola, Glaucia dos Santos , Carmen Lucia e Berenice Piana.

Em Curitiba, Leandre visitou o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que fica no DIAEE (Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado). Ela conversou com a diretora, Gislaine Coimbra Budel.

“Existem vários métodos, e vários graus de transtorno. Existem muitas coisas que a gente precisa conhecer sobre o tratamento. É um assunto bastante complexo e desafiador, mas que vai exigir muita atenção da gestão pública em decorrência do número de pessoas que são diagnosticadas com o transtorno do espectro autista. Por isso, fomos conhecer boas práticas utilizadas até hoje”, complementou Leandre.

Reunião com vice-governador

Na segunda-feira (12), Leandre esteve em uma reunião com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, para expor as dificuldades enfrentadas pelas famílias de pessoas com autismo. Estiveram presentes na reunião o representante da União dos Autistas do município de São João (UAJ), Vinícios Adriano von Fruhauf, a presidente da Clínica Escola e do Centro De Apoio Convivência E Defesa Dos Direitos De Autista De Cascavel (Caut), Idilza Fermo, e de Rafael Piana, presidente da União de Autistas de Palmas e Região (Uapar).

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
12º
Tempo limpo
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis