Copel promove mutirão de manutenção e limpeza de redes neste sábado (14)

13 de agosto de 2021 às 13:55

A Copel promove neste sábado (14) o mutirão anual de manutenção preventiva nas redes elétricas, com o objetivo de reduzir desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano. Esta será a terceira edição do chamado “Dia D”, com cerca de 2 mil trabalhadores em campo, em 79 municípios de todo o Paraná. A atuação tem foco na poda de árvores, instalação de espaçadores e na retirada de pipas e outros objetos da rede, com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção e inspeção, entre outras.

Esse tipo de ação, somada aos investimentos em tecnologias para a automação das redes, vem contribuindo para a melhora nos indicadores de qualidade do fornecimento pela distribuidora, que no ano passado atingiu o melhor resultado de sua história.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, a quantidade e a duração das quedas seguem reduzindo. “Na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, tivemos uma melhora de 10,6% na frequência equivalente de desligamentos, e de 5,7% na duração equivalente das faltas de energia”, explica.

Estes são os principais indicadores acompanhados pela agência reguladora do setor para aferir a qualidade dos serviços das concessionárias de distribuição.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores com a rede durante os temporais. Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito e, consequentemente, a interrupção do abastecimento de energia, explica o superintendente de Serviços Operacionais, Marcelo Gonçalves Santos.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos e manutenção preventiva de subestações.

SUSTENTABILIDADE

O cuidado com o meio ambiente também integra a programação deste sábado. Haverá doação de mudas adequadas para o plantio embaixo da rede elétrica, e o resíduo das podas será triturado e entregue em hortas comunitárias mantidas, através do Programa Cultivar Energia, nas áreas de faixa de segurança das linhas de transmissão da Copel, em Curitiba e Maringá.

Também está prevista a troca de transformadores que usam óleo mineral por equipamentos com óleo vegetal, em locais estratégicos próximos a nascentes e lagos. A ideia é evitar que, no caso de batida de carro em um poste, por exemplo, o óleo que serve como isolante no equipamento contamine recursos hídricos.

A superintendente destaca que o mutirão também é uma oportunidade de reafirmar o compromisso da Copel com a responsabilidade social e ambiental. “A busca por alcançarmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é diária e precisa permear todas as nossas ações”, afirma Andrea.

(Reportagem: AENPr/com revisão).

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Chuva
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias