Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Hoje dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Comunidade Ucraniana

24 de agosto de 2021 às 10:19
O “Dia da Comunidade Ucraniana”, passou a ser comemorado em  24 de agosto de cada ano, passando a integrar o Calendário Oficial do Município.

Nesta terça-feira (24) se comemora o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. A data foi instituída em janeiro de 2010, quando passou a integrar o calendário oficial da República Federativa do Brasil. Contudo, apesar de ser oficializado pelo governo, o dia não é considerado um feriado oficial do país.

O projeto de lei da data comemorativa foi realizado pelo deputado Ângelo Vanhoni, ainda em 2008. De acordo com o documento, o Brasil possui a maior comunidade ucraniana da América Latina, que soma aproximadamente 500 mil pessoas entre ucranianos e descendentes de imigrantes.

PRUDENTÓPOLIS

Em Prudentópolis, várias atividades marcavam os dias que antecediam a data. Chamado de Semana da Comunidade Ucraniana, o evento contava com apresentações e oficinas, todas gratuitas, que contribuíam para a disseminação do conhecimento acerca da cultura ucraniana presente no município. Outro atrativo da Semana era o Festival de Vanereke, que acontecia nos sábados.

Porém, por causa da pandemia da Covid-19 a semana de dinâmicas precisou ser mais uma vez cancelada.

O “Dia da Comunidade Ucraniana”, passou a ser comemorado em  24 de agosto de cada ano, passando a integrar o Calendário Oficial do Município.

Trata-se de uma homenagem aos descendentes de ucranianos que residem em Prudentópolis, constituindo grande parte da maioria dos habitantes, que migraram para a região Centro-Sul do Paraná e, em especial para Prudentópolis, no início do século, imprimindo seus traços culturais, religiosos, gastronômicos, folclóricos e de trabalho

HISTÓRIA

Além da homenagem aos descendentes de ucranianos e imigrantes no Brasil, a data faz menção aos 30 anos da independência da Ucrânia, que ocorreu em 24 de agosto de 1991. Junto a isso, a comunidade de Prudentópolis também comemora os 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil.

Para não passar sem festividades, um ato cívico será realizado nesta terça-feira (24), às 17h, na Praça da Ucrânia.

O convite aos prudentopolitanos foi divulgado nas redes sociais do Museu do Milênio, que completou 26 anos neste mês.