Unicentro integra programa para incentivar as vocações regionais sustentáveis do Paraná

24 de agosto de 2021 às 13:12

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, é parceira do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), lançado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Invest Paraná.

Vencedora da Concorrência Pública nº 012/2021, a universidade dará o suporte técnico para as análises estratégicas e será responsável por dez especialidades do VRS, cujo objetivo é identificar os produtos paranaenses com potencial para o mercado nacional e internacional, incentivar as cadeias de valor e abrir mercados para produtos típicos paranaenses.

As ações também contribuem para a retomada econômica do Estado no período pós-pandemia.

“É um programa que busca aproveitar as potencialidades de cada região, para promover produtos e serviços agregando recursos financeiros, gerando empregos e inovações para essas áreas.

Tenho certeza que esse é mais um passo que a Unicentro dá para ajudar no desenvolvimento do Paraná”, afirma o vice-reitor da instituição, Ademir Fanfa Ribas.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, Fernando Franco Netto, detalha como será a participação da universidade no programa.

“É uma participação em que foi feito um processo junto à Invest Paraná, de licitação e, a partir dos nossos critérios, fomos selecionados.

É um contrato de prestação de serviços por um período de 12 meses, sendo oito meses de trabalho de campo intenso e quatro meses de avaliação dos resultados”.

As atividades do programa iniciaram no Litoral paranaense, abrangendo as cidades de Guaraqueçaba, Morretes e Antonina. Franco também destaca que o trabalho é divido em três grandes ações.

“A primeira delas é a elaboração de uma análise econômica da cadeia de valor. Um segundo grande foco é o desenvolvimento de uma ferramenta de análise, apoiado em geoprocessamento para a gestão. E o terceiro grande objetivo é a elaboração de análise estrutural da cadeia de valor”.

POTENCIAIS – A Invest Paraná, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), é responsável pela prospecção de novos negócios e atração de investimento ao Estado. O diretor-presidente, Eduardo Bekin, afirma que o objetivo principal do programa é alavancar a marca de cada região do Estado.

“O nosso papel é criar uma marca no Paraná com foco nos mercados nacional e internacional. Para isso, estamos buscando, junto à Sedest, o desenvolvimento com foco na sustentabilidade”, disse.

A Invest Paraná trabalha desde o ano passado na identificação dos potenciais econômicos e sustentáveis do Estado. Para isso, foram selecionados ativos com potencial de mercado já relatados no Programa Arranjos Produtivos Locais (APL), que agora vão contar com apoio para acessar novos mercados e implementar inovações para ampliar esse potencial.

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
11º
Tempo nublado
Curitiba
12º
Chuviscos
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Mais de 1,5 mil pessoas se qualificaram em cursos gratuitos de turismo no Paraná
  • Piana recebe ministro da Pesca e apresenta produtores de tilápia do Norte do Paraná
  • Portos do Paraná registram novo recorde histórico de movimentação mensal
  • Refis regularizou quase R$ 1 bilhão em débitos fiscais no Paraná desde abril
  • Paraná avança para ser 1º governo subnacional a adotar créditos de biodiversidade
  • Agências do Trabalhador iniciam a semana com 24,1 mil vagas, maior número do ano