Governador recebe representantes da comunidade ucraniana no Paraná

25 de agosto de 2021 às 08:19

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, integrantes da comunidade ucraniana.

O grupo celebra os 130 anos da imigração para o Brasil e os 30 anos da renovação da independência do País – lei estadual estabelece 24 de agosto como dia da comunidade ucraniana.

A reunião serviu para estreitar laços e mapear oportunidades de novos negócios entre o Paraná e o país europeu. “A Ucrânia tem uma presença muito forte no Paraná, especialmente na região de Irati, Prudentópolis e Mallet.

Há uma sinergia grande, com influências culturais por meio do folclore, e econômicas, com base na agricultura. A contribuição é grande e buscamos agora o fortalecimento da parceria por meio de novos negócios”, disse Ratinho Junior.

De acordo com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia, Sérgio José Maciura, o país europeu tem muito a oferecer ao Paraná em tecnologia, fortalecendo o sistema de inovação do Estado.

“É um momento de aproximação em diferentes áreas como a agricultura e o turismo. Podemos avançar em diferentes ações”, afirmou.

A estimativa da comunidade é que cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivam atualmente no Brasil, boa parte concentrada entre o Paraná e Santa Catarina.

“Há uma relação cultural forte, com grupos folclóricos e estudo da língua. Pretendemos fazer com que o idioma seja ensinado em mais escolas, garantindo a manutenção da cultura ucraniana”, destacou o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; o arcebispo de da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil e na América do Sul, Dom Jeremias Ferens; o padre Elias Marinhuk; o ex-deputado estadual Felipe Lucas; o presidente do Clube Poltava, Carlos Valdir Henze; a representante da sociedade ucraniana do Brasil, Raquel Oresten; e a representante da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Lourdes Vasselek.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Chuva
Londrina
20º
Chuvas esparsas
União da Vitória
18º
Chuva
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • STF mantém prorrogação da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023
  • Acidente entre caminhões deixa quatro mortos na PR 340, em Tibagi
  • Procon de Guarapuava notifica empresas por publicidade enganosa
  • BR 277 terá restrição de veículos pesados a partir desta sexta (03)
  • Sicredi anuncia R$ 1,5 bilhão para fortalecer parceria com agricultura no Show Rural Coopavel
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras