Em Irati, vice-governador destaca investimentos no Paraná a prefeitos do Centro-Sul

27 de agosto de 2021 às 08:56

O vice-governador Darci Piana participou nesta quinta-feira (26) de reunião promovida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em parceria com a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), em Irati, e falou sobre as ações do governo estadual a prefeitos e secretários municipais.

Piana ressaltou os investimentos realizados no Paraná, pelo Governo e pela iniciativa privada, que promovem o desenvolvimento.

“Além de já nos aproximarmos dos R$ 50 bilhões em investimentos privados atraídos desde o início de 2019, temos ainda grandes projetos de infraestrutura, como as novas concessões rodoviárias, a Nova Ferroeste, aeroportos regionais e nos portos.

Tudo isso faz com que o Paraná tenha uma logística cada vez melhor e mais moderna, e naturalmente atrai investimentos”, disse Piana.

O encontro também tratou das demandas desses municípios, de propostas e possibilidades de parcerias. A proximidade entre as administrações municipais de uma mesma região, afirmou o vice-governador, ajuda a impulsionar o crescimento de forma mais homogênea.

“O Estado tem interesse em fomentar esse tipo de desenvolvimento”, disse ele. “É papel do Governo estar próximo dos municípios e conhecer as demandas. Assim podemos direcionar a atenção às áreas prioritárias, garantindo que as ações e investimentos tenham um impacto mais efetivo e direto para a população”, complementou.

PARCEIRO – O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, disse que o Governo do Estado tem sido um parceiro importante dos municípios.

“Nosso objetivo com esses encontros é exatamente discutir as demandas municipais, e temos tido apoio do Governo do Estado não apenas nos eventos, mas na atuação efetiva em favor das prefeituras”, afirmou.

“Pretendemos fazer com que todos os municípios tenham acesso a ações que promovam o desenvolvimento local e regional, ainda mais em um momento de retomada econômica após toda a crise causada pela pandemia”, disse Weiller.

ATRAÇÃO – Uma das formas de impulsionar o desenvolvimento é a atração de investimentos produtivos. A Invest Paraná é a agência pertencente ao Governo do Estado que prospecta novos negócios e oportunidades de investimentos. No encontro em Irati, o diretor-presidente, Eduardo Bekin, apresentou as ações que podem trazer impacto positivo aos municípios.

“O Paraná tem conseguido atrair investimentos importantes mesmo em um cenário nacional e internacional muito complicado, e tem gerado emprego, renda e movimentado a economia”, disse Bekin.

“Precisamos passar para o Brasil e para o mundo a imagem do Paraná como estado sério, trabalhador, sustentável e com segurança jurídica. E esse é um trabalho que depende do esforço de cada município”, afirmou.

DESAFIADOR – Presidente da Amcespar, o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, salientou que em tempos normais a capacidade dos pequenos municípios já é limitada, e que a pandemia fez esse cenário se tornar ainda mais desafiador.

“Conforme a retomada econômica vai se desenhando, se torna cada vez mais importante essa proximidade do Estado, e também esse esforço coletivo dos prefeitos na busca pelo desenvolvimento local e regional”, disse Benato.

“Temos que aproveitar esse momento, que ainda é de dificuldade, mas que já nos apresenta um panorama de reaquecimento da economia, para fazer com que possamos gerar melhoria de vida à população”, complementou.

A importância da proximidade das prefeituras com o governo estadual também foi destacada pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli.

“Apesar de Irati ser um município polo na região, ainda sofremos as dificuldades naturais a municípios de pequeno e médio porte. “Essa vinda do Governo do Estado até a região nos permite apresentar nossa realidade e nossas demandas de forma direta e clara, e isso sem dúvidas é essencial”, disse o prefeito.

PRESENÇAS – Acompanharam o evento os prefeitos de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; de Guamiranga, Marcelo Leite; de Imbituva, Celso Kubaski; de Mallet, Moacir Szinvelski; de Prudentópolis, Osnei Stadler; de Rebouças, Luiz Everaldo Zak; de Rio Azul, Leandro Jasinski; de Teixeira Soares, Lucinei Carlos Thomaz; e de Arapoti, Irani José Barros; além de vice-prefeitos, secretários municipais e técnicos dos municípios.

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
18º
Parcialmente nublado
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias