Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Com coautoria de Cristina Silvestri, PL para distribuição de absorventes é aprovado em 1ª votação

31 de agosto de 2021 às 08:04
Ao defender o projeto, Cristina destacou que a falta de acesso a absorventes faz com que algumas mulheres improvisem materiais diversos, sem o mínimo de higiene, o que gera uma série de problemas de saúde graves.

O Projeto de Lei 944/2019, de coautoria da deputada estadual e procuradora da mulher, Cristina Silvestri, foi aprovado nesta segunda-feira (30) em primeira votação na Assembleia Legislativa.

O projeto é apreciado em um momento em que o tema pobreza menstrual ganha cada vez mais força no país, com diversos PLs sendo aprovados para promover políticas públicas que ajudem jovens e mulheres vulneráveis a terem acesso ao item básico de higiene pessoal.

“Este Projeto de Lei começou a tramitar quando o tema Pobreza Menstrual ainda não era uma pauta tão forte no país. Demos o exemplo e fomos precursores no debate a um tema que afeta a vida de milhares de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social”, destacou. O PL tem coautoria dos deputados Boca Aberta Júnior, Goura, Mabel Canto, Luciana Rafagnin, Cantora Maria Lima, Michele Caputo e Romanelli.

Ao defender o projeto, Cristina destacou que a falta de acesso a absorventes faz com que algumas mulheres improvisem materiais diversos, sem o mínimo de higiene, o que gera uma série de problemas de saúde graves.

“Também no período menstrual, muitas jovens sem acesso à absorventes faltam às aulas numa média de cinco dias por mês, o que resulta numa perda de 45 dias de aula por ano. No Brasil, 26% das meninas não têm dinheiro para comprar absorventes”, completou.ARTICULAÇÃO

Desde o início da tramitação, a deputada Cristina teve participação forte para avanço do PL. Através da Procuradoria da Mulher, que é presidida por ela, realizou uma campanha estadual de arrecadação de absorventes descartáveis com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema. Só em Curitiba e Região Metropolitana, foram arrecadadas mais de 30 mil unidades do item de higiene básica. Os produtos foram entregues para o Coletivo Igualdade Menstrual, que atende mulheres vulneráveis da capital.

Foto: Ascom/Dálie Felberg

Assessoria de Comunicação

Gabinete Deputada Estadual Cristina Silvestri

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Fone: (41) 3350.4233