Imbituva, Inácio Martins e Irati estão entre os municípios com 100% de desempenho no Ranking da Transparência

2 de setembro de 2021 às 15:30

O Jornal aRede divulgou uma matéria onde cita que 6 municípios da Região dos Campos Gerais alcançaram 100% de desempenho no Ranking da transparência:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) publicou, nesta semana, os números definitivos referentes ao índice de transparência das cidades no processo de imunização contra a Covid-19. De acordo com o ranking, seis cidades da região registraram um desempenho de 100% na divulgação de dados sobre a aplicação das doses. Entre elas estão Arapoti, Ivaí, Imbituva, Inácio Martins, Irati e Sengés.

Os novos resultados foram obtidos após o TCE-PR reanalisar os portais da transparência de 41 prefeituras  entre os dias 4 e 17 de agosto, a exemplo do que já havia sido feito em julho, quando 49 sites foram reavaliados. A atualização dos dados está disponível no site oficial do órgão. A pesquisa aponta que a média estadual de atendimento aos critérios do estudo, que originalmente era de 54,2%, passou de 55,6% para 58,5%. O percentual é superior aos 34% obtidos pelo TCE do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Baseada em uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) – indicador desenvolvido pelo próprio corpo técnico do TCE-PR em 2018 -, o levantamento leva em conta a validação das respostas informadas pelas prefeituras a 11 questões presentes em formulário encaminhado pelo órgão de controle às entidades em março. Entre os outros municípios dos Campos Gerais que registraram um alto valor de publicidade, é possível destacar Tibagi, que alcançou 90% de transparência. Cândido de Abreu e São João do Triunfo vem logo em seguida, com 85%. Carambeí somou um total de 80%, superando os 55% registrados no boletim anterior.

No ranking definitivo do levantamento divulgado na terça-feira (31), também é possível constatar que 144 prefeituras do Paraná- ou 36% do total – superaram o índice de 80%; Outras 103 tiveram desempenho de 90%; e 50 cumpriram integralmente todos os itens do levantamento. Anteriormente, esses números haviam sido de 128, 90 e 44, respectivamente. Conforme o relatório final da pesquisa, o aumento das notas de 32 das 41 prefeituras que demandaram uma revisão de suas notas se deve à “efetiva melhora da publicação, disponibilização e atualização das informações” em seus portais da transparência.

(Reportagem: Jornal ARede/com informações da Prefeitura de Imbituva)***

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024