Imbituva, Inácio Martins e Irati estão entre os municípios com 100% de desempenho no Ranking da Transparência

2 de setembro de 2021 às 15:30

O Jornal aRede divulgou uma matéria onde cita que 6 municípios da Região dos Campos Gerais alcançaram 100% de desempenho no Ranking da transparência:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) publicou, nesta semana, os números definitivos referentes ao índice de transparência das cidades no processo de imunização contra a Covid-19. De acordo com o ranking, seis cidades da região registraram um desempenho de 100% na divulgação de dados sobre a aplicação das doses. Entre elas estão Arapoti, Ivaí, Imbituva, Inácio Martins, Irati e Sengés.

Os novos resultados foram obtidos após o TCE-PR reanalisar os portais da transparência de 41 prefeituras  entre os dias 4 e 17 de agosto, a exemplo do que já havia sido feito em julho, quando 49 sites foram reavaliados. A atualização dos dados está disponível no site oficial do órgão. A pesquisa aponta que a média estadual de atendimento aos critérios do estudo, que originalmente era de 54,2%, passou de 55,6% para 58,5%. O percentual é superior aos 34% obtidos pelo TCE do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Baseada em uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) – indicador desenvolvido pelo próprio corpo técnico do TCE-PR em 2018 -, o levantamento leva em conta a validação das respostas informadas pelas prefeituras a 11 questões presentes em formulário encaminhado pelo órgão de controle às entidades em março. Entre os outros municípios dos Campos Gerais que registraram um alto valor de publicidade, é possível destacar Tibagi, que alcançou 90% de transparência. Cândido de Abreu e São João do Triunfo vem logo em seguida, com 85%. Carambeí somou um total de 80%, superando os 55% registrados no boletim anterior.

No ranking definitivo do levantamento divulgado na terça-feira (31), também é possível constatar que 144 prefeituras do Paraná- ou 36% do total – superaram o índice de 80%; Outras 103 tiveram desempenho de 90%; e 50 cumpriram integralmente todos os itens do levantamento. Anteriormente, esses números haviam sido de 128, 90 e 44, respectivamente. Conforme o relatório final da pesquisa, o aumento das notas de 32 das 41 prefeituras que demandaram uma revisão de suas notas se deve à “efetiva melhora da publicação, disponibilização e atualização das informações” em seus portais da transparência.

(Reportagem: Jornal ARede/com informações da Prefeitura de Imbituva)***

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural