Prefeitura decide readequar a explicação do cálculo contemplado no projeto de lei de atualização da planta genérica

17 de setembro de 2021 às 11:20

Avaliando toda a polêmica ocasionada ao longo desta semana em razão do projeto de lei que trata da revisão da planta genérica,após amplo debate da área técnica da prefeitura, e partindo da verificação de que parte da população está realizando o cálculo da projeção da planta genérica de forma equivocada, sem levar em consideração os redutores e os fatores de comercialização, o que tem gerado graves distorções e conclusões equivocadas, a Prefeitura concluiu pela  readequação da explicação do cálculo contemplado no projeto de lei, visando deixar mais evidente a forma de cálculo e os fatores envolvidos para que se atinja o valor final do imóvel de acordo com a nova planta genérica.

A Prefeitura pretende nos próximos dias, além desta adequação na redação do projeto de lei para torna-lo mais claro e simplificado, divulgar também material explicativo no qual demonstrará de forma didática e exemplificativa a forma de realização do cálculo passo a passo, para que cada contribuinte possa realizar o cálculo relativo a seu imóvel.

É importante ressaltar que o Município por imposição do sigilo fiscal não pode expor dados específicos de imóveis para fins de exemplos, motivo pelo qual não houve e não poderá haver apresentação de exemplos concretos, contudo, com a simplificação da demonstração da forma de cálculo e com o material a ser divulgado pretende-se que cada contribuinte possa realizar o cálculo de seu próprio imóvel, de modo a verificar que o valor venal não possuirá discrepância com a situação real.

Os cálculos que demonstram aumento excessivo de IPTU e amparam as notícias que foram veiculadas na imprensa, não estão corretos e não representam a proposta contemplada no projeto de lei; tendo sido realizados sem a observância de todos os critérios que estão sendo levados em consideração pela Prefeitura na projeção da planta genérica.

Por isso a necessidade de readequar o formato da proposta de lei e deixar mais evidente a forma de realizar o cálculo para fins de afastar as especulações.

Os cálculos e estudos realizados na fase de elaboração do projeto, demonstram que aproximadamente 30% dos imóveis de Prudentópolis terão redução do valor atualmente pago a título de IPTU, com a correção da planta génerica e a adoção de critérios mais justos para o apontamento do valor venal do imóvel.

Todos os estudos técnicos realizados tem o objetivo de atualizar e modernizar a forma de cálculo da planta genérica tornando-a mais justa e equilibrada, tendo sido tomado todo o cuidado e  rigor técnico, bem como realizada verificação da própria condição de momento da sociedade de modo que não ocorra aumento de obrigações em descompasso com a realidade social do Município.

 

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná