A cada 3 kg de recicláveis, o morador receberá um quilo de alimento. Porém, nesta etapa, os produtos serão entregues em sacolas prontas com, no mínimo, 10 tipos de produtos, entre frutas, verduras e panificados, conforme explica o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski. “Nós não levaremos mais os alimentos em caixas para serem escolhidos, mas estarão separados em sacolas. Por exemplo, se a pessoa levar 15 kg de recicláveis, terá direito a 5 kg de alimentos e receberá a sacola já pronta. Isto evitará contato e trará a diversidade de produtos. Nós temos 30 produtos licitados e, com certeza, teremos, pelo menos, 10 nas sacolas, dependendo da quantidade de recicláveis”, frisou.
Nos dias 05 e 07, serão feitas as trocas dos produtos recicláveis pelos vales, que serão trocados pelos alimentos, a partir da segunda entrega. Os objetivos do programa, segundo o secretário, são de prestar auxílio financeiro aos agricultores e de conscientizar a população, em geral, para a preservação do meio ambiente, além de ajudar as cooperativas de recicláveis, que dependem destes materiais para proporcionar renda às famílias dos catadores.
Calendário
Na terça-feira (05), a troca de recicláveis acontecerá pela manhã, no bairro Fragatas, e à tarde, no bairro Pedreira. Já na quinta-feira (07), pela manhã, no campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no período da manhã; à tarde, a troca ocorrerá na Vila Raquel.
No dia 19, será feita a entrega das sacolas com os alimentos. “Cada sacola vai conter 1 kg de feijão, um pão, verduras e legumes de acordo com a época”, explicou Daniele Schlumberger, engenheira de alimentos do CPA.
As coletas de materiais e as entregas dos alimentos ocorrerão também nos dias 21 de outubro, 03, 14, 16, 18 e 30 de novembro, 02, 14 e 16 de dezembro. Dúvidas podem ser esclarecidas no CPA pelo telefone (42) 3132-6287.
(Teto: Assessoria/com revisão).