Irati vai retornar com o Programa Ecotroca em outubro

29 de setembro de 2021 às 15:07
A Prefeitura de Irati informou na terça-feira (28) que a cidade vai retornar com o Programa Ecotroca em outubro.
A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati retomará, nos dias 5 e 7 de outubro, o Programa Ecotroca, onde a população pode trocar material reciclável por alimentos produzidos por agricultores iratienses. O programa havia sido suspenso por conta da pandemia de Covid-19.
Nesta nova etapa, os produtos serão adquiridos da Associação de Agricultores do Guamirim, vencedora da licitação para participar do programa. Os alimentos serão armazenados no Centro de Processamento de Alimentos (CPA) e depois serão levados para os pontos de troca.

A cada 3 kg de recicláveis, o morador receberá um quilo de alimento. Porém, nesta etapa, os produtos serão entregues em sacolas prontas com, no mínimo, 10 tipos de produtos, entre frutas, verduras e panificados, conforme explica o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski. “Nós não levaremos mais os alimentos em caixas para serem escolhidos, mas estarão separados em sacolas. Por exemplo, se a pessoa levar 15 kg de recicláveis, terá direito a 5 kg de alimentos e receberá a sacola já pronta. Isto evitará contato e trará a diversidade de produtos. Nós temos 30 produtos licitados e, com certeza, teremos, pelo menos, 10 nas sacolas, dependendo da quantidade de recicláveis”, frisou.

Nos dias 05 e 07, serão feitas as trocas dos produtos recicláveis pelos vales, que serão trocados pelos alimentos, a partir da segunda entrega. Os objetivos do programa, segundo o secretário, são de prestar auxílio financeiro aos agricultores e de conscientizar a população, em geral, para a preservação do meio ambiente, além de ajudar as cooperativas de recicláveis, que dependem destes materiais para proporcionar renda às famílias dos catadores.

Calendário

Na terça-feira (05), a troca de recicláveis acontecerá pela manhã, no bairro Fragatas, e à tarde, no bairro Pedreira. Já na quinta-feira (07), pela manhã, no campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no período da manhã; à tarde, a troca ocorrerá na Vila Raquel.

No dia 19, será feita a entrega das sacolas com os alimentos. “Cada sacola vai conter 1 kg de feijão, um pão, verduras e legumes de acordo com a época”, explicou Daniele Schlumberger, engenheira de alimentos do CPA.

As coletas de materiais e as entregas dos alimentos ocorrerão também nos dias 21 de outubro, 03, 14, 16, 18 e 30 de novembro, 02, 14 e 16 de dezembro. Dúvidas podem ser esclarecidas no CPA pelo telefone (42) 3132-6287.

(Teto: Assessoria/com revisão).

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Acidente Fatal na BR-373 em Prudentópolis: Colisão Frontal Resulta em Morte 
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado
  • Fomento Paraná e BDMG firmam acordo de cooperação técnica