Auxílio gás precisa ser implantado o mais rápido possível, defende Rubens Bueno

30 de setembro de 2021 às 17:13

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou nesta quinta-feira (30) que o auxílio Gás Social, aprovado ontem pela Câmara dos Deputados, precisa ser aprovado rapidamente pelo Senado e sancionado pelo presidente da República para que milhares de famílias brasileiras em situação de pobreza possam ser atendidas.

Pelo projeto, o benefício será pago semestralmente e deve ser de, no mínimo, metade do preço médio nacional de um botijão de 13 Kg, que na última semana era de R$ 98,70.

“É urgente a implantação desse programa. Muitas famílias estão recorrendo a fogões a lenha improvisados e outros métodos perigosos para cozinhar, pois não tem recursos para comprar gás, cujo preço subiu 30% desde o início do ano.

Como o governo não atuou para conter os aumentos e nem, para socorrer os mais necessitados, tomamos essa iniciativa na Câmara”, afirma o deputado, lembrando que, hoje, o botijão de gás de cozinha já custa o equivalente a 10% do salário mínimo em 16 estados.

Pelo projeto, depois de aprovado e sancionado, o governo terá no máximo 60 dias para definir critérios e o modo de implantar o programa. Entre as famílias incluídas devem estar as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e as que tenham entre seus membros pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As mulheres vítimas de violência doméstica monitoradas por medidas protetivas também, devem ter prioridade.

Ontem, depois da iniciativa da Câmara, a Petrobras anunciou um programa social de R$ 300 milhões para subsidiar o gás de cozinha. No entanto, a medida ainda está em fase de estudos e a empresa não divulgou quem serão os beneficiários.

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Vendas do comércio varejista avançam 4% no Paraná no primeiro quadrimestre
  • Agepar promove consulta pública para convênios entre a entidade e municípios
  • O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler recebeu duas premiações em Brasília
  • Governo propõe criação de fundo para alavancar investimentos em infraestrutura
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos