Língua Ucraniana é oficialmente a Língua Co-oficial do município de Prudentópolis.

6 de outubro de 2021 às 09:22

Na terça-feira dia 05 de outubro de 2021 em sessão plenária a Câmara Municipal de vereadores aprovou por unanimidade o Projeto Lei n. O24/2021 de autoria do vereador Maurício Bosak, que oficializa a Língua Ucraniana no município.

O Projeto e Justificativa de autoria do advogado Vitório Sorotiuk presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira.

De acordo com justificativa o Brasil é um país multiétnico e multicultural. No país são faladas mais de duas centenas de línguas e constituem um importante patrimônio cultural nacional. A língua oficial é o português e a língua dos sinais.

É com ela que todos os documentos oficiais e comunicação geral do país se realiza. O domínio da língua portuguesa é fundamental.

Porém duas outras realidades são necessárias serem consideradas do ponto de vista linguístico.

O país tem relações internacionais e a atual língua de importância diplomática, econômica, científica e turística é o inglês.

O seu aprendizado e domínio é de fundamental importância para o desenvolvimento do país.

Mas o Brasil, principalmente o Sul do país, recebeu contingentes da imigração sobretudo europeia de vários países.

Esse povo não trouxe consigo somente a força de trabalho para produzir riquezas.

Cada povo trouxe conhecimentos técnicos para a agricultura e industrias, modos de ser e fazer, ritos e festas culturais e cada um veio falando a sua língua.

Nas várias regiões do Sul do Brasil, nas regiões de comunidades compactas, falam-se diversas línguas: o italiano, o alemão, o polonês, o ucraniano, o japonês, o árabe e as línguas indígenas.

Esse fenômeno reveste-se de uma grande riqueza cultural e também uma ponte entre o nosso país e outros países.

Em Prudentópolis a língua mais falada além do português é a língua ucraniana.

Nós já temos entre nós vários munícipes que foram estudar na Ucrânia e hoje estão contribuindo para o desenvolvimento de nosso município.

O nosso município estabeleceu irmandade com o Município de Ternopil na Ucrânia de cuja região vieram a maioria dos imigrantes ucranianos.

E novas perspectivas de intercambio se abrem entre nosso município e a Ucrânia e para a formação de jovens em nível universitário na Ucrânia ou por meio eletrônico. Por isso é fundamental a preservação e desenvolvimento da língua ucraniana entre nós, além daquelas línguas essenciais como o português e o inglês.

Vários municípios do Brasil já estabeleceram por lei a co-oficialização da língua mais falada em seus territórios.

Em Pomerode a língua alemã, em Serrafina Correia e Caxias do Sul o Italiano.

A co-oficialização de outras línguas nos municípios é constitucional e está em acordo com o Art. 216 da Constituição Federal que estabelece que o patrimônio cultural imaterial portador de referência, ação e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira é patrimônio cultural brasileiro.

De acordo com o vereador Mauricio Bosak autor do projeto de lei a co-oficialização da língua ucraniana no município de Prudentópolis além de respeitar esse grande patrimônio cultural trará grande contribuição cultural, científica e turística ao município.

Essa previsão de dar importância ao idioma ucraniano já presente nos artigos 216 e 218 da Lei Orgânica do Município.

Essa lei visa regulamentar o que já está disposto em nossa lei maior.

Prudentópolis
29º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
27º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo nublado
Londrina
31º
Parcialmente nublado
União da Vitória
30º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vassílio Maiczuk Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Teresinha Aparecida Carlos Pereira
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Kauan Nicolas Nortoch Soares aos 16 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Miguel Muzeka aos 46 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João dos Santos aos 75 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da jovem Mariele da Silva  Neves aos 31 anos
  • Novo ginásio do Câmpus de Irati da Unicentro é marco acadêmico e esportivo para a região
  • Evento em homenagem aos Mês da Mulher é realizado em Prudentópolis
  • A partir de R$ 1.700,85: Governo realiza leilão de 62 veículos de pátio de Cascavel
  • UEL terá 1º parque tecnológico em uma universidade estadual do Paraná
  • IAT resgata tamanduá-mirim com vários ferimentos em Xambrê, no Noroeste do Paraná
  • Empresária prudentopolitana será homenageada com o Prêmio Mulher Empreendedora