Consórcio para aquisição de um imóvel vale a pena

14 de outubro de 2021 às 18:44

Sem dúvidas, ter um imóvel próprio é garantia de segurança e autonomia. Mas, nem sempre conquistar uma propriedade para chamar de sua é tarefa fácil. Afinal, trata-se de um investimento alto, que requer muito planejamento.
Nesse contexto, muitas pessoas têm dúvidas sobre as modalidades que intermediam a aquisição de uma propriedade, como, por exemplo, os projetos federais, financiamentos e consórcios.
No artigo de hoje, vamos focar especialmente nos consórcios. Por isso, se você tem dúvidas se esse formato de investimento é realmente vantajoso. Siga com a gente confira os benefícios preparamos para apresentar a você você.

5 vantagens dos consórcios imobiliários

 

 

  • Poder de compra garantido
    Dentro do consórcio de imóveis, o valor do crédito é atualizado de acordo com o período e grupo estimulado. Dessa forma, o investidor tem a garantia da compra, independentemente da data do sorteio.
    Além disso, com o crédito em mãos, as chances de negociações vantajosas aumentam consideravelmente, já que o valor do bem pode ser pago à vista ou utilizado como entrada para reduzir o número de parcelas e os juros.
    Também é válido destacar que, ao adquirir a sua carta de crédito, o contemplado pode utilizá-la como desejar, desde que o direcionamento do saldo esteja em conformidade com a categoria do bem.
    Em casos de imóveis, por exemplo, é possível obter tanto kitnets, quanto casas, terrenos, apartamentos e, até mesmo imóveis comerciais, sejam eles novos ou usados.
     

 

    1. Cobertura integral do valor do imóvel
      Ao contrário dos bancos, que não realizam o financiamento integral de um imóvel, o consórcio pode cobrir até 100% do valor da propriedade. Sem dúvidas, esse é um fator decisivo para as pessoas que não contam com a quantia suficiente para dar de entrada em uma aquisição. 
    2. Livre de juros
      Por ser caracterizada como um autofinanciamento, a compra de um imóvel por parte dos consorciados é feita a partir dos recursos dos próprios integrantes do grupo que, mensalmente, contribuem com o pagamento das parcelas. Ou seja, ao contrário dos financiamentos, nessa modalidade o investidor não paga nenhum tipo de juros. 

 

  • Parcelas fixas
    Embora as parcelas de um consórcio possam sofrer reajuste uma vez ao ano (devido aos preços dos materiais de construção, mão de obra, etc.), as mensalidades são fixas e, como mencionado anteriormente, não contam com nenhum tipo de juros (exceto em situações de atraso no pagamento das parcelas). Essa constância permite que o investidor se planeje melhor na hora de realizar os pagamentos para garantir casas, apartamentos, kitnets ou coberturas à venda com mais facilidade.
     

 

  1. Praticidade na obtenção de uma cota
    Por fim, um dos grandes benefícios de um consórcio é a praticidade em comprar uma cota, bem diferente de toda a burocracia envolvida nos financiamentos.
    Para investir em um consórcio de imóveis, basta pesquisar, adquirir uma cota e então pagar as mensalidades em dia. Assim, é possível garantir o direito de participar do sorteio e oferecer lances. Além disso, o consorciado tem a liberdade de investir em uma imóvel comercial ou residencial, em um terreno para construir, ou então, comprar a sua casa para reformar ou reparar uma propriedade própria.
    Inclusive, essa modalidade é tão flexível que pode ser utilizada até mesmo para quitação de um financiamento, em casos de imóveis alienados ou hipotecados às instituições financeiras.

    Enfim, gostou de descobrir as principais vantagens de investir em um consórcio de imóveis ? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
    Um grande abraço.

(Texto: Assessoria)

Prudentópolis
27º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Tempo nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
23º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.