Osnei Stadler realiza ato de Co-oficialização da língua ucraniana; O projeto é do vereador Mauricio Bosak

20 de outubro de 2021 às 17:14
O Prefeito Osnei Stadler, recebeu na manhã desta quarta-feira (20), os representantes da comunidade ucraniana para o ato de Co-oficialização da língua ucraniana.
Foi realizado um ato simbólico para a formalização da Co-oficialização da língua Ucraniana, baseada na Lei Municipal de 2479/2021 de Autoria do Vereador Maurício Bosak aprovado na Câmara Municipal.
A lei tem como objetivo estabelecer o idioma como oficial, assim como a língua portuguesa, dentro do território de nosso município.
Prudentópolis é a primeira cidade do Brasil a reconhecer o ucraniano como língua co-oficial. É também tem como objetivo reconhecer a importância do povo ucraniano na formação de nosso município, e na sua cultura, para valorizar ainda mais as raízes presentes até nos dias de hoje.
O status de língua oficial permitirá ao município a elaboração e desenvolvimento de ações oficiais em ucraniano, bem como promover a valorização da herança linguística como forma de salvaguardar o patrimônio imaterial de seu povo.
Além da educação, cultura que poderão aplicar diversas oficinas e projetos voltado para a língua, também terá viés para o turismo, pois visa caracterizar a identidade da comunidade de modo a potencializar um produto turístico, empregando a língua ucraniana nas placas de sinalização do trânsito nas vias indicativas de rotas turísticas, bem como incentivar o ramo hoteleiro e de restaurantes na utilização da língua ucraniana escrita em cardápios e materiais de divulgação.
Após aprovação na Câmara Municipal, a notícia teve uma grande repercussão nacional e internacional, de diversos meios de comunicação procurando saber mais sobre esse grande passo no município.
O evento simbólico contou com a presença do Vice-prefeito, Evaldo Hofmann, do Consul Honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileiro, Vtório Sorotiuk, Bispo Eparca de Prudentópolis, Dom Meron Mazur, Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Pároco da Paróquia São Josafat, Padre Dionisio Horbus, Vereador Maurício Bosak, Assessor Jurídico, Eriton Popiu, Secretária de Cultura, Nadir Vozivoda, Secretária de Educação, Eliane Dal Pisol, Secretária de Turismo, Cristiane Boiko, Diretor do Campo Avançado da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Prof. Edson Makohon, Presidente da Paróquia São Josafat, Anderson Alexandre Lemos, Presidente do Grupo folclórico Vesselka, Fernando de Melo Demenech e o Presidente do grupo da Irmandade dos Cossacos, Marcos Boiko.
(Texto: Prefeitura de Prudentópolis/com reprodução).
Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural