Farmácia Escola da Unicentro oferece à comunidade orientação para uso de medicamentos

22 de outubro de 2021 às 16:38

O acompanhamento farmacoterapêutico integra um conjunto de práticas que busca os melhores resultados da medicação a partir da assistência sobre uso correto dos remédios. E foi pensando em oferecer orientações de forma segura à comunidade que a Farmácia Escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançou o projeto de acompanhamento farmacoterapêutico.

A professora Juliana Bonini, uma das coordenadoras da iniciativa, explica que o programa busca diminuir os principais problemas que comprometem o sucesso do uso do farmacológico, como a falta de adesão ao tratamento correto e administração de doses por conta própria. O serviço é gratuito e aberto a toda a comunidade.

“O serviço busca oferecer segurança no uso de medicamentos e bem-estar, principalmente, para pacientes polimedicados, que fazem uso concomitante de, pelo menos, cinco medicamentos”, diz Juliana. “Com o acompanhamento, conseguimos diminuir os problemas que surgem com o uso incorreto e também aumentar a adesão ao tratamento, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos pacientes”.

O programa de acompanhamento farmacotécnico é uma parceria entre a Unicentro e a prefeitura de Guarapuava com atendimentos que ocorrem de forma remota, através do aplicativo Fala Saúde, ou presencialmente, na Farmácia Escola da universidade. Além da procura voluntária, o programa também busca expandir os atendimentos para pacientes polimedicados já cadastrados no sistema FastMedic, da prefeitura.

“Também entramos em contato com os pacientes de maior risco de saúde para agendar os atendimentos, como é o caso os que tomam acima de cinco medicações diferentes ao mesmo tempo”, afirma.

Leonardo Rozisca, aluno do primeiro ano de Farmácia, enfatiza o caráter pedagógico e integrador do programa. “Busca os melhores resultados da farmacoterapia a partir de uma assistência próxima, do uso correto dos medicamentos, monitoramento frequente do tratamento e foco nas necessidades clínicas individuais do paciente. Os objetivos incluem promover ações coletivas de educação e saúde, e realizar atividades temáticas de caráter integrador e interdisciplinar”, explica.

Para participar, basta o paciente agendar o atendimento através do telefone (42) 3629-8149.

(Reportagem: AENPr/com revisão).

Prudentópolis
12º
Tempo limpo
Ponta Grossa
14º
Parcialmente nublado
Guarapuava
14º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • Municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro recebem notebooks do Talento Tech
  • A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes da Unicentro reabriu as inscrições para as vagas de moradia estudantil em Irati.
  • Junho Laranja: Saúde alerta para riscos de queimaduras nas festas juninas
  • Conselho dos povos e comunidades tradicionais é eleito em conferência
  • Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia
  • IAT cria macrorregionais para intensificar o monitoramento de poluição atmosférica