Aliel intermedia inclusão da UEPG no Plano de Manejo da Escarpa Devoniana

27 de outubro de 2021 às 08:02

O deputado federal Aliel Machado (PSB) e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), acompanhados do ex-deputado Péricles de Mello e do professor do departamento de solos do curso de Agronomia, Carlos Hugo, participaram nesta terça-feira, 26, de uma reunião com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes.

A agenda teve a participação ainda, de maneira virtual, do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.  

O objetivo do encontro, intermediado pelo parlamentar ponta-grossense, foi para reivindicar ao secretário a possibilidade de participação da UEPG na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção da Escarpa Devoniana e do Parque Estadual do Monge.

Há atualmente um processo de licitação aberto pelo Governo do Estado para a contratação de uma empresa para realizar o trabalho. Mas, de acordo com as lideranças presentes na reunião, a universidade detém o conhecimento necessário para a realização do Plano, que poderá ser feito através de convênio.

O plano de manejo é um instrumento importante para definir de que forma podem ser utilizadas sustentavelmente as regiões que são protegidas e que são patrimônios naturais.

A proposta contempla o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional sustentável e possui nos seus quadros técnicos pesquisadores com a formação qualificada.

Segundo o reitor, a UEPG tem todas as condições,  tanto técnicas quanto jurídicas,  para executar os serviços de consultoria para a revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Monge e da APA  da Escarpa Devoniana. “Colocamos nossa expertise à disposição do Instituto Água e Terra (IAT), que já é um parceiro nosso em outras ações,  para fazer com agilidade, qualidade e segurança jurídica este Plano de Manejo, que é fundamental para todos que estão nestas áreas”, afirma Sanches Neto.

Para o deputado Aliel, a UEPG é a mais habilitada a fazer o plano, pois possui os maiores especialistas em Escarpa Devoniana da região. “A UEPG representa toda a comunidade dos Campos Gerais. Assim ela acaba desempenhando também o seu papel de contribuir com o desenvolvimento regional sustentável, pois está presente em grande parte dos municípios dos Campos Gerais”, defende o deputado. 

De acordo com o reitor, a mobilização das lideranças é fundamental. “A UEPG agradece a intervenção do deputado Aliel Machado e o apoio do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bonna, que também avalizou essa proposição da UEPG de fazer esse plano de manejo pra essas duas áreas”, lembra Sanches Neto. 

Sobre a Escarpa Devoniana

De acordo com o estudo “APA da Escarpa Devoniana e Desenvolvimento Sustentável nos Campos Gerais – Diretrizes Básicas”,  publicado pela UEPG, a criação da APA da Escarpa Devoniana em 1992 (Decreto Estadual 1.231/1992) foi motivada pela necessidade de proteger os remanescentes mais expressivos de vegetação dos Campos Gerais. A APA conta com superfície de 392 mil hectares, compreendendo áreas de 12 municípios (Lapa; Balsa Nova; Porto Amazonas; Palmeira; Campo Largo; Ponta Grossa; Carambeí; Castro; Tibagi; Piraí do Sul; Arapoti; Jaguariaíva; Sengés), sendo cerca de 67% desse total constituído por paisagens nativas. 

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Parcialmente nublado
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis