Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Irati lança programa Cidade Amiga do Idoso da OMS

27 de outubro de 2021 às 07:54
Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputada Leandre, e representantes da OMS participaram da cerimônia de lançamento do programa

A deputada federal Leandre participou, nesta segunda-feira (25), do lançamento do Programa Cidade Amiga do Idoso e da Década do Envelhecimento Saudável no município de Irati.

Dezenas de idosos  participaram do evento, que aconteceu na Associação dos Servidores Públicos Municipais.

O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, e o representante da OMS (Organização Mundial da Saúde), Guto Vitoy, vieram até Irati para prestigiar o lançamento do programa.

A cerimônia também teve a presença do prefeito Jorge Derbli, da vice-prefeita, Ieda Waydzik, do presidente da AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro Sul), Junior Benato, da secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, da representante da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Adriana Oliveira, e da representante da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Márcia Balbinotti de Lourenço, do presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, e de Catarina Ignez Canesso, presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati.

A deputada Leandre afirmou que o envelhecimento é uma tendência mundial. E que em pouco tempo, 30% da população brasileira será composta por pessoas com mais de 60 anos.

“Por isso, é muito importante que as cidades se preparem para receber as pessoas na medida em que elas envelhecem. Hoje foi a vez de Irati.

O programa Cidade Amiga do Idoso, além de trazer um diagnóstico do que a cidade precisa para que as pessoas sejam melhor acolhidas e tenham um envelhecimento ativo e saudável, também é uma mudança cultural na cidade, onde é preciso olhar para as pessoas idosas com respeito e reconhecimento”, destacou a deputada paranaense, que foi a principal articuladora do projeto em Irati.

O secretário Antônio Costa elogiou a iniciativa do prefeito Jorge Derbli em assumir o compromisso com o programa da OMS. E disse que o Governo Federal encontrou no parlamento brasileiro uma deputada parceira com a causa. “Se o Brasil tivesse mais cinquenta Leandres, teríamos um País amigo da Pessoa Idosa”, afirmou.

Ele comentou que, e tenho andado muito por onde passa no Brasil, vai levar o nome da cidade de Irati. “Esta será uma cidade de referência para que outros prefeitos venham conhecer aqui o que está se fazendo e o que será feito no município. Sou, a partir de hoje, garoto propaganda de Irati”, completou.

Guto Vitoy, da OMS, afirmou que ser certificado como Cidade Amiga do Idoso coloca o nome de Irati no mapa da Rede Global das cidades que trabalham em prol das pessoas idosas.

“Eu sei que muito já tem sido feito aqui no Estado do Paraná. Nós acompanhamos as notícias pela deputada Leandre, que é uma batalhadora desta causa.

Ela leva muita informação e nos estimula muito. Nós sabemos o quanto o Estado tem trabalhado em prol da pessoa idosa. Mas trouxemos aqui para trazer um desafio: que os próximos dez anos sejam de ainda mais trabalho pela causa do idoso”, acrescentou.

Já o prefeito Jorge Derbli disse que o evento e o lançamento do programa é direcionado a todos os idosos de Irati. Ele aproveitou para falar do Complexo Social Cidade do Idoso, que terá investimento aproximado de R$ 9 milhões. Ele aproveitou para convidar o secretário nacional, Antônio Costa, para a inauguração da obra no próximo ano.