Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Estudantes de agronomia do Instituto Federal do Paraná de Irati visitam Meliponário, em Prudentópolis

28 de outubro de 2021 às 16:41
O objetivo da visita era apresentar a grande diversidade das espécies de abelhas sem ferrão, o manejo básico e as particularidades de cada uma delas.
Recentemente, as equipes técnicas do IDR-Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura receberam alunos do curso de agronomia do Instituto Federal do Paraná de Irati no Meliponário MTH.
A visita técnica teve como objetivo apresentar a grande diversidade das espécies de abelhas sem ferrão, o manejo básico e as particularidades de cada uma delas.
A meliponicultura, criação racional das abelhas-sem-ferrão, vem demonstrando ser uma excelente alternativa de geração de renda para populações rurais e urbana, em razão de sua praticidade, elevado valor comercial e propriedades medicinais e terapêuticas. A importância dessas abelhas na preservação ambiental é indiscutível sendo responsáveis pela polinização de até 90% das espécies da Mata Atlântica.
Pensando nisso, o IDR-EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura vêm prestando assistência técnica aos interessados nesta área, promovendo cursos, dias de campo e visitas técnicas e assessoria à APAM (Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores), com mais de 150 sócios ativos, produzindo mel, colmeias e outros derivados da atividade.
O IDR-Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, estão disponíveis para orientação de novos interessados nos escritórios locais.
(Texto: Prefeitura de Prudentópolis/com revisão).