Sicredi lança projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha em Irati

28 de outubro de 2021 às 16:50

A Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ iniciou em setembro o projeto Atitude Consciente com o objetivo de recolher óleo de cozinha de restaurantes, panificadoras e da comunidade em geral, para destiná-lo para o reaproveitamento, com a transformação do material em produtos de limpeza.

A iniciativa inspirada na ação já realizada pela Sicredi Campos Gerais PR/SP agora estásendo desenvolvida em Irati (PR) com a participação das agências Sicredi no município, da Preserve Ambiental e empresas locais.

Pelo projeto, foram instalados coletores de óleo de cozinha nas duas agências do Sicredi em Irati (PR), no Espaço Gourmet e na Unicentro. Na universidade, o ponto de coleta é destinado tanto para os acadêmicos realizarem a entrega quanto para descarte do Restaurante Universitário. Mensalmente, a empresa Preserve Ambiental fará a coleta e ficará encarregada pelo recolhimento, beneficiamento do óleo e das embalagens plásticas utilizadas para o
transporte até os pontos de arrecadação.

De acordo com a cooperativa, todo o material arrecadado será contabilizado mensalmente. “A empresa Preserve Ambiental já tem oito anos de experiência e presta serviços à Sicredi Campos Gerais PR/SP no projeto em que a cooperativa foi pioneira. A empresa possui diversas certificações ambientais, o que garante um bom serviço prestado”, afirma a gerente da agência Rua Antonio Cavalin, Francislene Kruppa de Moraes.

Benefícios ambientais e sociais

Estima-se que um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar cerca de  20 mil litros de água. Por isso, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, firme no propósito e na estratégia de sustentabilidade, tem atuado com projetos para geração de impacto positivo nas comunidades onde atua. De acordo com a cooperativa, os materiais de limpeza produzidos com o óleo serão destinados a entidades assistências de Irati.

Já existem planos de ampliação do projeto. Para isso, estão sendo realizadas visitas em empresas do municípios e planejadas parcerias com escolas. “Ainda precisamos criar o hábitode guardar o óleo e nos conscientizar do quão importante é darmos a ele o destino correto. Essa é mais uma ação da cooperativa que conta com a colaboração de toda a comunidade para a promoção de uma sociedade mais próspera”, finaliza o gerente da agência Sicredi Centro, Emerson de Lara.

(Texto: Assessoria/com revisão).

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
17º
Neblina
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM