Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Receita Estadual fiscaliza recolhimento do IPVA em Ponta Grossa e retém 45 veículos

29 de outubro de 2021 às 08:29
Na ação, que aconteceu na região central da cidade, foram vistoriados 998 veículos e, destes, 45 estavam irregulares e foram retidos.

 

A Receita Estadual do Paraná promoveu nesta quinta-feira (28) a Operação Volante para fiscalizar o recolhimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Na ação, que aconteceu na região central da cidade, foram vistoriados 998 veículos e, destes, 45 estavam irregulares e foram retidos.

A operação, que tem por objetivo reduzir a inadimplência do imposto, foi retomada neste ano após a suspensão devido à pandemia. Em Ponta Grossa, contou com o apoio do Batalhão de Trânsito (Bptran) da Polícia Militar, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e Guarda Municipal de Ponta Grossa.

De todo o valor arrecadado com o IPVA, metade é destinada às prefeituras das cidades onde os veículos estão emplacados e outros 50% para os cofres do governo estadual.

“Com essa arrecadação do IPVA, as prefeituras têm recursos para realizar melhorias e investimentos que retornam para a população em forma de políticas públicas”, esclareceu a delegada regional da Receita em Ponta Grossa, Audrey Grubba.

Ela destaca que durante o mês de novembro serão realizadas novas operações em outras cidades da região dos Campo Gerais. “Buscamos com essas operações reduzir a inadimplência do IPVA, que representa em média 28% na região”, disse.

TECNOLOGIA  O aplicativo Fiscaliza PR foi utilizado pelos auditores-fiscais para identificar de forma mais rápida e eficaz irregularidades dos veículos, como o não pagamento do IPVA, por meio de leitura OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), utilizando apenas a câmera de um smartphone.

O aplicativo desenvolvido pela Receita Estadual, em parceria com a Celepar, identifica a placa e apresenta em sua interface um destaque em vermelho para veículos furtados, em amarelo para veículos com licenciamento ou IPVA vencidos e na cor cinza para aqueles isentos de IPVA, mas com licenciamento vencido.