Deputado Tercilio Turini propõe título de ‘Paraíso das Serras do Paraná’ para Cândido de Abreu

3 de novembro de 2021 às 17:55

O município de Cândido de Abreu, na região central do Paraná, poderá receber o título de “Paraíso das Serras do Paraná”. É que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei proposto pelo deputado Tercilio Turini (CDN) que oficializa o título à cidade. “É um privilégio para Cândido de Abreu ter tantos atrativos naturais. São paisagens e belos cenários formados por montanhas, morros e toda uma topografia que fazem a cidade ser identificada como Paraíso das Serras. Uma denominação já reconhecida pela população regional, mas ainda não institucionalizada por lei”, argumenta o deputado.

Além da homenagem, o projeto de lei vai incluir Cândido de Abreu no Roteiro Oficial do Turismo do Estado do Paraná para fortalecer o município como destino de visitantes e apresentar suas potencialidades nas ações oficiais de divulgação das rotas turísticas paranaenses. “São muitas áreas verdes, rios, ribeirões, cachoeiras, montanhas, trilhas e outras belezas, com possibilidades de passeios, diversão e práticas esportivas. As fontes de água sulfurosa também atraem muita gente para cuidados terapêuticos”, destaca o projeto.

O deputado Tercilio Turini cita ainda que no Morro do Cristo os visitantes encontram um local de muita tranquilidade e paz, ideal para orações e meditação. É um ponto turístico conhecido pela comunidade católica, fazendo de Cândido de Abreu também um destino de peregrinação. “A paisagem de toda a região observada desde o mirante é espetacular”, comenta.

O projeto informa também que pelas condições favoráveis da topografia, Cândido de Abreu tem no Morro do Paraíso uma rampa para apaixonados pelo voo livre, parapente e asa delta. Há ainda as opções de esportes aquáticos nos rios, rapel e caminhadas pelas trilhas às margens do Rio Ivaí. Dos quase 600 quilômetros por onde passa, cerca de 200 km do Ivaí banham o território de Cândido de Abreu.

O deputado lembra que registros históricos apontam Cândido de Abreu como berço do cooperativismo no Brasil: em 1847 instalou-se ali a vila agrícola de um grupo de franceses com ideias humanistas e experiências cooperativistas. Pelo apoio da então Imperatriz do Brasil, Dona Teresa Cristina, a localidade leva o nome da esposa de Dom Pedro II.

A denominação Paraíso das Serras além de identificar carinhosamente a cidade, que está a uma altitude de 540 metros, é o nome de diversos estabelecimentos comerciais. “Nada mais justo em oficializar por lei estadual”, reforça o deputado estadual Tercilio Turini, acrescentando que a proposição atende solicitação do prefeito Renan Menck Romanichen, do vice-prefeito Newton Rodrigo Kudreck de Souza, do vereador Gilmar Boreschi e de lideranças comunitárias como Nei Mazurok.

(Reportagem: Alep/com revisão).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nicolau Matuchenez
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Marco Pidhorodecki aos 78 anos
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Noel Antunes dos Santos aos 70 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Celia Michalski aos 55 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Belmiro Freitas da Silva aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Catarina Maria Pontarolo.
  • Abertos à comunidade: Unicentro abre inscrições de cursos de Língua Ucraniana
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília