Semana ENEF: Com mobilização de voluntários e conteúdos exclusivos, Sicredi intensifica ações voltadas à comunidade 

8 de novembro de 2021 às 17:06

Oficinas gratuitas de planejamento do orçamento, dicas de educação financeira para o público infantil, adolescentes e adultos e constante treinamento dos colaboradores voluntários que atuam nos projetos sobre o tema. Essas são algumas das iniciativas que o Sicredi tem desenvolvido, ao longo dos anos, com o objetivo de cooperar para uma vida financeira mais sustentável dos associados e da sociedade. Com esse propósito, a instituição financeira cooperativa participa de mais uma edição da  Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), entre os dias 8 e 14 de novembro, com reforço nos projetos voltados à comunidade.

Realizadas pelas cooperativas filiadas, as oficinas de educação financeira contam com apoio de mais de 1,5 mil colaboradores voluntários, somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.  Em 2021, estão previstas, nos três estados, mais de 1,4 mil ações que integram o programa nacional Cooperação na Ponta do Lápis” e quevisam transmitir conteúdos sobre planejamento do orçamento, controle de gastos e crédito consciente para públicos de diferentes idades .

“Como instituição financeira cooperativa estamos conectados com as comunidades onde atuamos para a geração de desenvolvimento e renda. Por isso é tão importante nos  mantermos firmes no propósito de transmitir o conhecimento com ações de educação financeira voltada para todas as idades. E para a realização dessasiniciativas temos como parceiros fundamentais os colaboradores das cooperativas que, voluntariamente, ajudam a transmitir conteúdos relevantes para uma sociedade mais próspera", afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Turma da Mônica Jovem  

No mês de novembro o Sicredi também lança, nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, três edições de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem com conceitos de educação financeira. Desenvolvidos especialmente para o Sicredi pela Mauricio de Sousa Produções, os gibis são baseados no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil e tem como objetivo levar aos adolescentes e jovens histórias sobre organização do orçamento de forma mais descontraída e conectada com o dia a dia.

Mauricio de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes com uma linguagem voltada para as novas gerações. “Em minha juventude, se tivesse essas informações, me ajudaria muito no início de minha vida profissional. Nestas revistas são passadas dicas importantes por meio dos personagens, que já fazem parte do universo jovem, na linguagem leve e eficaz dos quadrinhos”, aponta.

No estado do Paraná, o Sicredi firmou um acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), para a distribuição gratuita de 1,3 milhão de gibis da Turma da Mônica Jovem. Essa distribuição será realizada para todos os estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino, por meio das agências do Sicredi. Segundo o Secretário de Educação, Renato Feder, os exemplares contribuirão Classificação da informação: Uso Interno para que os estudantes aprimorem, por meio da leitura, ainda mais seus conhecimentos e conceitos sobre educação financeira. O trabalho com este componente curricular no estado do Paraná, tem como objetivo ajudar os jovens eadolescentes a se relacionarem de forma saudável com os recursos financeiros, melhorando suas expectativas presentes e futuras.

O projeto com os gibis especiais da Turma da Mônica teve início em 2018, com o lançamento das três primeiras edições voltadas ao público infantil. Ao todo, seis edições para as crianças já foram disponibilizadas nas agências do Sicredi e duranteas oficinas, além dos desenhos animados que podem ser assistidos no canal oficial do Sicredi no YouTube.

“Inspirados pela Semana ENEF e com o apoio das nossas cooperativas, estamos sempre buscando maneiras de reforçar nossas ações de educação financeira, ampliando a abrangência das iniciativas e impactando positivamente as comunidades onde estamos inseridos. Nossas ações de educação financeira integram o que acreditamos ser um ciclo virtuoso do cooperativismo de crédito com benefícios diretos para nossos associados e o fomento ao desenvolvimento regional”, finaliza Dasenbrock.

(Reportagem: Assessoria).

Prudentópolis
29º
Tempo limpo
Ponta Grossa
25º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Parcialmente nublado
Curitiba
25º
Parcialmente nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
24º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril