Turismo em Prudentópolis segue retomada após meses difíceis

17 de novembro de 2021 às 16:44

O turismo tem novamente movimentado o comércio local. Isso, em fator da diminuição dos casos de Covid-19 e pela vacinação contra a doença ter alcançando toda a população adulta, com pelo menos a primeira dose.

Consequentemente, a visitação nas cachoeiras e saltos segue aumentando. No feriado do Dia da Proclamação da República (15) não foi diferente. Segundo o proprietário do Mayná Palace Hotel e da agência Mayná Turismo, Luiz Felipe Veiga Antoniuk, a expectativa é de que o setor de turismo em Prudentópolis volte a movimentar a economia como antes da pandemia.

“A expectativa para voltarmos aos níveis pré-pandemia estão elevadas. Com a retomada das viagens, acreditamos que vamos ser beneficiados com o turismo doméstico aquecido, enquanto o internacional ainda levará um tempo para se recompor.”, comentou em entrevista ao Portal Nossa Gente.

A perspectiva da secretária de Turismo, Cristiane Boiko, é semelhante.  Segundo a secretária, todo o setor está aguardando pela melhoria na área e pela volta das ações e eventos com mais abrangência e participação de público. “Estamos bastante ansiosos pela retomada do turismo e os empreendimentos estão se preparando bastante para receber os turistas”, afirmou Cristiane.

Dia Municipal de Turismo

O Monumento Salto São João recebeu a exposição das pêssankas gigantes na semana passada, em homenagem ao dia Municipal de Turismo, comemorado nesta quarta-feira (17). As artes, de aproximadamente 2 metros, devem ficar instaladas no local até o dia 15 de dezembro.

Desse modo, Prudentópolis que é conhecida pelas cachoeiras gigantes, tendo mais de 100 catalogadas, segue se preparando para oferecer eventos e uma recepção cada vez melhor aos visitantes.

“Essa data é realmente para marcar esse dia, para a própria população lembrar, ‘Nossa hoje é o Dia do Turismo, será que eu conheço a minha cidade, será que eu estou sabendo divulgar se precisar? Isso é importante, traz visitantes, traz turistas ao nosso município”, salientou Cristiane.

Turismo em alta

Aliado às cachoeiras, as igrejas e a cultura ucraniana do município também têm grande influência na hora de atrair turistas. Com relação a isso, um dos momentos mais esperados pela comunidade ucraniana, por causa da rica cultura vivenciada, é a Páscoa.

Essa celebração, segundo a secretária de Turismo, é um dos períodos que mais atrai visitantes para a região. Contudo, com a expectativa do fim da pandemia e de novos eventos sendo pensados, há a possibilidade de que visitantes conheçam Prudentópolis em vários momentos do ano, não dependendo somente das datas religiosas, ou das férias de fim de ano.

“No verão, por causa das cachoeiras e férias escolares, há mais procura no setor. Porém, agora com os eventos religiosos entrando forte aqui no município eu acredito que vamos ter um calendário anual.”, explicou a secretária.

Para Luiz Felipe há outra ocasião que também faz os hotéis e os pontos turísticos lotarem. “O carnaval na cidade se sobressai acima de todos os outros feriados, temos uma demanda muito grande por quem busca sossego durante essa festa que normalmente se resume em muita festa. Sem dúvidas, a melhor data do ano para o trade turístico.”, concluiu o empresário.

Expectativas

A secretaria de Turismo já está planejando os eventos para 2022. De acordo com Cristiane, as Caminhadas na Natureza e outras ações já estão sendo pensadas e devem ser divulgadas nos próximos meses.

(Reportagem: Samilli Penteado/jornalista).

Prudentópolis
25º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
23º
Parcialmente nublado
Curitiba
24º
Parcialmente nublado
Londrina
31º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • PRUDENTÓPOLIS: HOMEM PERDE MAIS DE 2 MIL REAIS EM GOLPE.
  • Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
  • Colégio Vila Nova faz entrega de jalecos para a formação docentes.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing