Programa de educação do Sicredi ajuda a transformar realidades em Mallet

23 de novembro de 2021 às 07:19

Oferecer uma forma diferente de aprender, baseada nos conceitos de colaboração e cidadania. Com essa motivação, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ realiza o Programa A União Faz a Vida (PUFV) em 7 municípios da área de atuação.

A iniciativa atua na educação integral de crianças e adolescentes, ajudando a despertar a essência do cooperativismo e contribuindo para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

O sucesso do projeto está aliado ao engajamento de vários atores, como educadores, alunos e gestores das escolas envolvidas. Em sala de aula, tudo começa com uma pergunta formulada pelos alunos com auxílio dos professores.

Com as questões em mente, os alunos saem da sala de aula para realizar a expedição investigativa. É a oportunidade de observar, conhecer a comunidade, interagir e promover a troca de experiências.

Com esse método exploratório são desenvolvidos projetos integrados com as disciplinas escolares, despertando nos estudantes um olhar colaborativo para a realidade.

A Escola Municipal Romão Paul, em Mallet, no interior do Paraná, é um exemplo de como o PUFV tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. A partir do projeto e de uma pergunta sobre como funciona o processo de fruticultura na região, foi desenvolvido o Fruticultura Malletense, uma “expedição investigativa” em uma propriedade rural que cultiva o kiwi.

Uma aprendizagem ativa que integrou alunos, professores e a comunidade com observação sobre o cultivo e a colheita de uma das principais frutas produzidas na região. “Por meio do programa foi possível aprimorar a metodologia, de forma a aproximar o aluno ao objeto de aprendizagem.

Além de inúmeros cursos e capacitações oferecidos pelo programa, as oportunidades de visibilidade do trabalho pedagógico foram bastante ampliadas”, afirma a professora Roziane Belinski.

A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Maria Gisele Pontarollo, também destaca a importância da parceria da cooperativa com as comunidades e as escolas para construir uma sociedade mais próspera.

“Poder acompanhar de perto, estar junto e andar lado a lado, nos confirma que na sociedade precisamos um do outro para vivermos e aprendermos todos dias e nesse programa contamos muito com o protagonismo dos participantes e apoio da rede de compromisso e do voluntariado de pessoas que compartilham seus saberes e experiências, enfim, é um trabalho feito a muitas mãos”, comenta.

Além da escola em Mallet, o Programa A União Faz a Vida é realizado pela nossa cooperativa em mais 16 escolas parceiras, e nacionalmente é desenvolvido pelo Sicredi em mais de 2,6 mil escolas de mais de 475 municípios de 12 estados.

O programa envolve mais de 150 mil educadores, impactando positivamente a vida de mais de 3 milhões de alunos em todo o país em todo o Brasil.

 

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024