Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

10% dos prudentopolitanos ainda não receberam a 2ª dose contra Covid-19

30 de novembro de 2021 às 18:05
Além disso, Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade, Erica Moleta Bini, até o início dessa semana cerca de 500 adolescentes ainda não haviam recebido a 1ª dose

Prudentópolis segue o plano de vacinação contra Covid-19. Na última semana, adolescentes com 12 anos e sem comorbidades começaram a tomar a 1ª dose aumentando o número de pessoas que já receberam, pelo menos, a primeira imunização contra a doença no município.

Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade, Erica Moleta Bini, até o início dessa semana cerca de 500 adolescentes ainda não haviam recebido a 1ª aplicação do imunizante. “Cerca de 87% da população estimada já recebeu a 1ª dose, faltando 500 adolescentes a tomarem a 1ª dose. Já com relação a 2ª, aproximadamente 10% da população ainda não completou o esquema vacinal, chegando a um número próximo de 3.400 pessoas.”, informou a coordenadora em entrevista à reportagem.

DOSE

Quando o número de aplicações analisadas é a da 3ª dose, o índice de atrasos na imunização aumenta. Conforme Erica, somente 40%  da população estimada recebeu a terceira aplicação da vacina. Porém, nos últimos dias a 3ª dose passou a ser disponível para a população em geral e não somente para profissionais de saúde ou idosos, o que tende a mudar a porcentagem nos nas próximas semanas. Mesmo assim, os agentes de saúde alertam que é necessário que o tempo de cinco meses entre a 2ª  dose e a 3ª seja respeitado.

Outra questão importante é a aplicação das 3ª  doses em idosos que não conseguem se deslocar da residência ou pessoas acamadas. Para que este grupo possa completar o esquema vacinal é necessário que os familiares comuniquem a Unidade de Saúde de referência e realizem o agendamento da vacinação.

Mega Vacinação “Proteção pela metade não é proteção”

A campanha que iniciou no dia 20, em todo o país, teve o objetivo de incentivar a população a tomar a 2ª dose. Em Prudentópolis ela ocorreu no último sábado (27), no Centro Social São João Batista, no período da manhã e tarde e imunizou o total de 200 pessoas.

(Reportagem: Samilli Penteado/Redação Nossa Gente).