Guarapuava apresenta menor número de infectados desde maio de 2020

7 de dezembro de 2021 às 16:55

Com o avanço da vacinação e a manutenção dos cuidados sanitários, o número de casos de Covid-19 tem apresentado uma queda significativa em Guarapuava. Desde a última segunda-feira (29), o município não registrou mais do que 30 casos ativos. Ontem (06),  a cidade tem 17 pacientes com o vírus ativo, números semelhantes aos registrados há quase um ano e meio, em maio de 2020.  De acordo com Hiagor Silva, médico e chefe da Vigilância Epidemiológica, a diminuição do número de óbitos e casos graves é uma interferência direta da imunização.

“Em algumas situações, o imunizante também vai diminuir a transmissibilidade. Porque nós sabemos que o vírus se transmite com muito mais facilidade quando o paciente está assintomático e acaba não realizando a quarentena. E a vacina reduz os quadros assintomáticos, diminuindo a taxa de retransmissão”, explica.

No mesmo ritmo de queda também está a taxa de mortalidade. Desde o dia 19 de novembro, nenhum óbito foi registrado, completando 17 dias sem mortes. No total, no mês de novembro foram registradas 4 mortes, com uma queda de 97,4 % dos óbitos se comparadas a maio deste ano, pior momento da pandemia, quando 156 mortes foram contabilizadas em decorrência da Covid-19.

“Desde o começo nós ressaltamos que a vacina não impede que a pessoa contraia o coronavírus, mas previne justamente internações e óbitos. Então, esse contexto que estamos vivendo, é justamente a vacina fazendo o seu papel primário”, ressaltou.

No sábado (04), com a revisão semanal do bandeiramento,  o índice ficou em 1 ponto. Na avaliação do secretário de Saúde, Jonilson Pires, os bons índices também são resultado de todo o trabalho feito pelos profissionais de saúde no combate à pandemia. “Foi um período longo e difícil, creio que todos os profissionais passaram por momentos inenarráveis. Mas com empenho de toda a equipe e o apoio da população, conseguimos reverter a situação”, comentou Jonilson.

MANUTENÇÃO DOS CUIDADOS 

Apesar do cenário otimista, Jonilson relembra que as medidas sanitárias devem ser mantidas. “Faz parte da própria característica biológica do vírus que as taxas de transmissão diminuam depois de um certo número de contaminados. E para evitar que ele volte a circular, é fundamental que a população mantenha a utilização de máscara, álcool em gel e sempre que possível, evite aglomerações”, observou.

(Matéria: Assessoria/Prefeitura de Guarapuava).

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural