PRFs treinam técnicas para condução de viaturas em acompanhamentos táticos

10 de dezembro de 2021 às 14:00

Conduzir um veículo está na essência do trabalho do policial rodoviário federal, uma atividade realizada corriqueiramente, no entanto, com riscos que vão além daqueles do trânsito cotidiano. Os deslocamentos de emergência e os acompanhamentos táticos são frequentes e neles o policial precisa cumprir sua tarefa, mas sempre preservando a segurança e a integridade de toda a equipe e de quem que transita pela via.

A tarefa é complexa e necessita habilidade, autocontrole e decisão acertada. O treinamento é necessário, por isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) oferece aos seus agentes o Curso de Atualização Policial (CAP) na disciplina Condução Veicular Policial (CVP).

O Paraná é o primeiro estado a realizar a capacitação com veículos SUV, que estão se tornando tendência na PRF como viaturas, por serem mais apropriados ao serviço operacional. Essas viaturas devem substituir os atuais e ainda existentes sedans.

O curso no Estado iniciou para os policiais que atuam na região de Curitiba e Guarapuava e será ministrado em todas as delegacias até o mês de março. Os policiais treinam procedimentos como slalom, desvio de obstáculos e manobras evasivas. Eles são submetidos a situações emergenciais em que o autocontrole deve prevalecer para que sejam preservadas a segurança e integridade dos envolvidos.

O objetivo é fazer com que os PRFs sempre tenham em mente os riscos da condução veicular no exercício da profissão e fora dela e treinem habilidades para conduzir as viaturas conhecendo e utilizando plenamente os recursos com segurança. Além disso, a atualização visa fazer com que os agentes adquiram uma postura com enfoque na antecipação e na prevenção diante de situações de emergência, com ameaça ou violência, conforme a doutrina da PRF e os preceitos legais vigentes.

O foco é a redução na acidentalidade dos policiais e torná-los efetivamente exemplo de condutor aos cidadãos.

Curso de Atualização Policial

O Curso de Atualização Policial (CAP) é realizado pela PRF desde 2007 quando iniciou com as turmas de Armamento, Munição e Tiro, Técnicas de Abordagem Policial e Uso Diferenciado da Força. Em 2019, a disciplina de Condução Veicular Policial foi incluída, porém, devido à pandemia, pode ser executada somente agora.

O CAP oportuniza ao policial manter-se atualizado nas técnicas e táticas necessárias para a boa execução de suas funções na atuação operacional, bem como possibilita trabalhar e preparar o PRF para o período de folga e férias.

(Matéria: PRF/com revisão).

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
23º
Parcialmente nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados